PL 2564: Enfermagem reavalia estratégias e define novas datas de mobilização

O piso salarial para os profissionais da enfermagem é um sonho cada vez mais próximo da realidade e, certamente, será um marco na história da categoria quando for aprovado. Por isso, os trabalhadores tem construído nacionalmente uma mobilização contínua.

Para que haja efetividade nas ações, as estratégias são constantemente avaliadas. Por isso, durante reunião no último dia 20, entre o Fórum Nacional da Enfermagem e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) ficou decidido pela suspensão de todos os atos na Câmara dos Deputados durante o mês de fevereiro visto que as atividades parlamentares serão realizadas de forma remota até do dia 25/02/2022, em caráter extraordinário. O ato presencial em Brasília no dia 2 de fevereiro também foi adiado.

Novas datas

Ainda na mesma reunião, que também contou a participação do diretor do Sindsaúde, membro da CNTSS e titular da Comissão de Política Parlamentar do Fórum Nacional da Enfermagem — 30 Horas, Erivânio Herculano, ficou acertado a realização de uma live nesta terça-feira (25), às 20h, com a participação da deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) que também é enfermeira e apoiadora o projeto de lei que cria o piso salarial da categoria.

Também ficou agendado para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma grande mobilização. O Fórum planeja “a realização de carreatas, panfletagens, manifestação nos locais de trabalho, assembleias e paralisação das atividades sendo garantida a escala mínima de trabalho conforme a lei para os serviços essenciais”.

Os atos presenciais no Congresso Nacional serão retomados a partir de março incluindo locais como as entradas entrada dos Anexos II, III e IV da Câmara Federal em Brasília. “…este é o ano em que a enfermagem precisa definitivamente ser valorizada, e isto passa necessariamente pela aprovação do PL 2564, na forma como foi aprovado no senado federal. Não dá mais para esperar. As entidades estão unidas em busca de uma grande mobilização e articulação pela aprovação do piso salarial da enfermagem. Todos precisam fazer sua parte, por isso busque uma forma de participar”, enfatiza o Fórum da Enfermagem em nota oficial.

Reconhecimento

Se aprovado, o piso salarial da categoria beneficiará milhões de pais e mães de família que atuam no seguimento. Com cerca de 2,5 milhões de profissionais em todo território nacional, a Enfermagem é a única profissão que permanece na assistência à saúde durante as 24 horas, 365 dias do ano, sendo essencial na organização e funcionamento de todos os serviços de saúde públicos e privados. Só em Goiás são quase 70 mil trabalhadores responsáveis por grande parte das ações de proteção, recuperação, prevenção de doenças e promoção da saúde.

Confira aqui a relação de projetos de interesse da enfermagem.

Veja abaixo a íntegra da nota do Fórum Nacional de Enfermagem:

NOTA OFICIAL
READEQUAÇÃO DA AGENDA DE MOBILIZAÇÃO

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da Enfermagem Brasileira, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, Conselho Federal de Enfermagem – COFEn, Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem – ENEENF, tendo em vista a publicação no dia de ontem dos atos nº 221 e 222 da mesa da câmara dos deputados, pelos quais prevê que as atividades parlamentares serão realizadas de forma remota até do dia 25/02/2022, em caráter extraordinário, o fórum reuniu-se no dia de hoje com o objetivo de readequar sua agenda de mobilização anteriormente aprovada, visto que a ausência de parlamentares na Câmara dos deputados tornaria infrutífera nossa presença no congresso nacional neste período. Diante disso, fica suspenso o ato presencial que seria realizado em Brasília no dia 02 de fevereiro. Também ficam suspensas as atividades presenciais que seriam realizadas semanalmente dentro da câmara dos deputados durante todo o mês de fevereiro.

É consenso entre as entidades representativas que este é o ano em que a enfermagem precisa definitivamente ser valorizada, e isto passa necessariamente pela aprovação do PL 2564, na forma como foi aprovado no senado federal. Não dá mais para esperar. As entidades estão unidas em busca de uma grande mobilização e articulação pela aprovação do piso salarial da enfermagem. Todos precisam fazer sua parte, por isso busque uma forma de participar.

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO APROVADA HOJE

Dia 25 de Janeiro – 20 hs – LIVE do Fórum com a presença da deputada Carmen Zanotto
08 de Março – Dia Nacional de Mobilização da Enfermagem – Aprova PL 2564
Grande Ato em SP Capital
Atos Regionalizados
Ato em Brasília entrada dos Anexos II, III e IV da Câmara.
Atividades presenciais na câmara a partir de março

Para as atividades de mobilização do dia 08 de março, sugerimos a realização de atos, carreatas, panfletagens, manifestação nos locais de trabalho, assembleias e paralisação das atividades sendo garantida a escala mínima de trabalho conforme a lei para os serviços essenciais. A adesão ao ato deve se dar de forma espontânea, livre e esclarecida, através da organização de atividades definidas pelas entidades locais.

Brasília, 20 de Janeiro de 2022
LIBIA BELLUSCI – Coordenadora