Possível transferência do Caps Casa no Setor Sul preocupa servidores e usuários

*Publicada em 18.11.2020 às 15h44

Diretores do Sindsaúde se reuniram com uma comissão de trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) CASA, localizado no setor Sul, em Goiânia para tratar do assunto. Ficou acordado que diretores do Sindicato vão se reunir com todos os servidores do Caps nessa quinta-feira, às 14h, e que o assunto será levado ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Saúde.

Entenda

Servidores relataram ao Sindsaúde que a Secretaria Municipal de Saúde pretende transferir os serviços prestados no Caps para o setor Negrão Lima deixando desassistido os pacientes daquela unidade. A intenção da prefeitura seria unificar o Caps Casa e o Caps Ipê em novo endereço, mas sem apresentar um objetivo claro.

Embora não tenha havido um comunicado formal, os trabalhadores alertam que os preparativos para a transferência já estão bem adiantados. A unidade que atualmente atende cerca de 950 pessoas por mês vindas do próprio Setor Sul e de outras regiões da cidade, é especializada no atendimento de usuários de álcool e droga.

Atendimento comprometido
Os servidores temem que muitos usuários deixem de buscar atendimento com a mudança já que o novo local ficará fora da área de abrangência do Caps Casa e é de difícil acesso para boa parte dos usuários. Aqueles que usam o transporte coletivo terão de percorrer um trajeto mais longo o que levará mais tempo, principalmente para pacientes que utilizam o horário de almoço para buscar atendimento.

Uma servidora que preferiu não se identificar, alerta que “a unificação dos Caps não representa a abertura de novos serviços e sim, o fechamento de um deles. É acabar com o legado do Caps Casa ou do Caps Ipê”.

Investimento
Os servidores defendem a permanência da unidade na região, mas chamam a atenção para a necessidade de melhorias e investimentos. O prédio que abriga o Caps vem passando por problemas de infraestrutura. “O andar superior está interditado, há muita infiltração fazendo que a agua da chuva desça pelas tomadas, todas as paredes apresentam mofos e estão descascando” relatou a mesma trabalhadora.

O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, salientou que o Sindicato tem acompanhado a situação dos Caps em Goiânia e que a política de desmonte da saúde mental tem ficado evidente. Manzi disse que espera que a Secretaria de Saúde reconsidere da decisão e que “o foco da gestão deve ser a ampliação dos serviços de saúde e não, o fechamento deles”.