Profissionais da Enfermagem realizam ato em solidariedade aos 3 mil 800 colegas contaminados

*Publicada em 12.05.2020 às 11h36

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do setor público e privado vão realizar nesta terça (12), às 17h30, na Praça Cívica (próximo ao Monumento às Três Raças), um protesto em solidariedade aos 84 profissionais de enfermagem que sucumbiram vítimas da Covid-19 e outros 3.800 contaminados. O ato também visa cobrar melhores condições de trabalho, carga horária e salários justos.

A manifestação (O ato), organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), em parceria com o Sindsaúde-GO, Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), marcará o início da Semana da Enfermagem, tradicionalmente, celebrada a partir de 12 de maio.

Para a presidente do Coren-GO, Ivete Barreto, neste maio não há o que se comemorar, pois a Enfermagem está sofrendo ainda mais com a sobrecarga de suas atividades e reflexos na saúde mental. “Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão doando de si, literalmente, para prestar assistência à população”, afirma. Ela acrescenta ainda que espera que esse momento não seja esquecido e que as lutas da categoria possam receber apoio dos pacientes que estão sendo assistidos.

“Na ocasião, estaremos usando roupa preta, máscara, jaleco branco, cartazes, cruzes e uma fita preta no braço para lembrarmos também o número de mortes pela Covid-19 no Brasil, onde grande parte delas são de profissionais de enfermagem”, explica a diretoria do Sindsaúde-GO, Luzinéia Vieira.

Só em Goiás, são 56 mil profissionais que reivindicam, entre outros direitos, a diminuição da exaustiva jornada de trabalho e a padronização em 30 horas semanais, além de um piso salarial para a categoria.

Covid-19 – Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Covid-19 já vitimou 84 profissionais da enfermagem no Brasil e mais de 13 mil já foram afastados. O número é maior que a soma dos casos vistos entre os profissionais da área na Itália e na Espanha. As mortes pela doença no Brasil já ultrapassaram os 11 mil casos e mais de 162 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Em Goiás, já são 1.100 casos com 49 vítimas fatais.