Profissionais da enfermagem, técnicos e auxiliares realizam ato em Brasília

Na imagem estão em destaque a diretora Irani Tranqueira; e o diretor Erivânio Herculano. Ambos representando o Sindsaúde na caravana em Brasília. – Foto: Lucas Polinário

Profissionais da saúde entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras se mobilizaram e foram às ruas para cobrar dos deputados federais a aprovação da PL 2564 de 2020, na Câmara de Deputados Federais, que institui o piso salarial da categoria.

Em Brasília, a concentração foi em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados. Durante o ato, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde), denunciou a desvalorização dos profissionais, que continuam na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19.

“Nós fomos a categorial profissional que mais morreu de Covid. Nós estávamos na linha de frente o tempo inteiro. Pelo cuidado direto que a gente presta, é muito mais vulnerável aos riscos de trabalho”, explicou Erivânio Herculano.

O objetivo dos trabalhadores que formaram caravanas para ir até Brasília é para exigir do Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados coloque em pauta e vote o Projeto de Lei 2564/20. Fruto de amplo diálogo e pactuação, o PL estabelece piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% do valor para técnicos e 50% auxiliares e parteiras.

“A aprovação do PL 2564 vai ser uma vitória muito importante para toda a categoria que está há muitos anos sem aumento salarial, que nunca foi devidamente respeitada pelos governantes”, afirmou Irani Tranqueira.

Assinaturas pedindo a tramitação em regime de urgência já foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados. A expectativa da categoria é que o projeto seja aprovado até o dia 3 de abril, como prevê o calendário eleitoral. Se não for votado até essa data, ficará para depois das eleições de outubro.

Veja a reportagem: