Profissionais da saúde, participem da pesquisa da Fiocruz

Publicado em 4 de setembro de 2020, às 12h27

As dificuldades dos trabalhador@s da saúde no enfrentamento da Covid-19 tem sido gigantescas. A falta de insumos, as condições inadequadas de trabalho, as contaminações, os óbitos e sobretudo a falta de informações tem estado no topo do cotidiano de quem lida com a saúde e a vida das pessoas.

Frente a estas e outras questões a Fiocruz lançou uma pesquisa nacional, on-line com um questionário rápido, fácil e simples onde a identidade do participante é preservada.

A pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19”, tem por objetivo obter o conhecimento necessário ao entendimento da doença em seus diferentes aspectos nas áreas da saúde, tidas como prioritárias no enfrentamento a pandemia da Covid-19. Pretende abarcar só no Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 200 mil unidades de saúde e os mais de 3 milhões e 500 mil trabalhador@s da saúde em todo o território nacional. (Acesso aqui questionário online).

Mapear a situação e as condições dos trabalhador@s da saúde, na pandemia da Covid-19, com informações seguras se faz mais do que necessário. Não bastasse as dificuldades trabalhistas e os recursos cada vez mais diminutos para o SUS, vem a pandemia do novo coronavírus e as políticas neo liberais deste Governo que retira direitos dos trabalhador@s da saúde de forma perversa para atender tráfico de influência de Governos e de empresários, enfatiza o Presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

“Lutamos muito na redemocratização do país para construirmos um Estado presente, consolidado na Constituição Federal de 1988, para assegurarmos os direitos sociais e trabalhistas. Infelizmente tudo está em jogo! O governo com o apoio de seus asseclas estão tentando deformar a CF/88. A Reforma Administrativa não é um mero ataque aos servidores públicos, é o desmonte dos serviços públicos! É a tentativa de colocar nossos direitos na mão da iniciativa privada, tornado o servid@r público não mais um representante do Estado para atender os interesses da sociedade, mas sim para atender tráfico de influência de governo. Será um grande retrocesso social se o texto da Reforma Administrativa for votado, afirma Manzi.

Partindo do princípio de que a Fiocruz produz ciência, pesquisa e estudo e a partir do empoderamento destas informações por ela produzidas, é que as entidades de classe na área da saúde vão traçar diretrizes e políticas de ações para valorizar, ajudar a melhorar as condições e os protocolos de trabalho dos profissionais de saúde, explica o Diretor do Sindsaúde-GO e Presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas – FIO, José Carrijo.

A Fiocruz é instituição de produção e formação de conhecimento e de insumos, é referência nacional e mundial na produção de vacinas. É um importante e histórico aparelho formador de profissionais de saúde na área de saúde pública no Brasil. Realizada de forma on-line, com 22 perguntas, sem necessidade de identificação é muito simples para o profissional da saúde participar. As perguntas objetivas levantam uma série de elementos que vão mostrar e mapear a realidade e as condições que os profissionais estão vivenciando no seu dia a dia neste momento tão impar e difícil da pandemia e é muito importante participar para que todos saibam o que está acontecendo com os trabalhador@s da saúde, completa Carrijo.

“É preciso compreender a política do Estado mínimo do Governo Federal, reduzindo o tamanho do Estado brasileiro, via desmoralização dos servidores públicos, para que o mercado privado venha substituir os serviços públicos. Lógicas diferentes (assistência pública x mercado) em um país com tantas desigualdades. Altamente lesiva (Reforma Administrativa) aos trabalhador@s, porque vem na esteira da retirada de direitos, com política equivocada em um momento de pandemia mundial, que desvaloriza os trabalhador@s da saúde e acaba com os serviços de saúde públicos,” diz José Carrijo, sobre a Reforma Administrativa que alinhada a outras Leis (EC 95 e LC 173/20) arruínam as estruturas de saúde e exterminam com os servidores públicos em todo Brasil.

Fonte: