REPÚDIO! Segurança do prefeito de Goiânia arranca faixa de trabalhadores da Saúde

É com indignação que o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) vem a público manifestar seu repúdio à ação truculenta e covarde da segurança do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao tentar censurar trabalhadoras da saúde que pediam o cumprimento de direitos trabalhistas.

Nesta quinta-feira (10), durante a cerimônia de inauguração da UBS do Riviera, profissionais de saúde cobravam da gestão municipal melhores condições de trabalho e o cumprimento de direitos trabalhistas como o pagamento da data-base, quinquênio e inclusão dos agentes de saúde no plano de carreira, quando profissionais de saúde foram coagidos.

Sem aceitar qualquer tipo de argumentação, um dos seguranças do prefeito arrancou violentamente a faixa que trazia os dizeres: “Quem trabalha pela vida merece viver com dignidade” da mão das trabalhadoras e a embolou para tentar impedir que o protesto continuasse. É preciso considerar que a referida manifestação, alvo da censura do prefeito, ocorreu do lado externo da unidade e no momento da inauguração.

Lamentavelmente, a conduta agressiva da segurança do prefeito reflete a postura da gestão do prefeito Rogério Cruz: arbitrária, sem diálogo e incoerente com as promessas da campanha eleitoral. A ação presenciada hoje é um atentado à liberdade de expressão que remonta a tempos sombrios os quais jamais devemos nos esquecer. Sendo assim, é salutar para a saúde da nossa democracia que as garantias constitucionais sejam respeitadas e defendidas por todos aqueles que têm apreço pela liberdade.

Ao invés de tentar intimidar o servidor que trabalha no limite de suas forças, sem terem seus direitos respeitados, em unidades de saúde deterioradas, sobrecarregados, sem condições de assistência onde falta o básico para o atendimento dentro dos protocolos necessários e ideais, a atual gestão municipal deveria cumprir a constituição, dialogar democraticamente com a representação dos trabalhadores,  garantir direitos trabalhistas e fornecer melhores condições de trabalho aos servidores.

O Sindsaúde/GO reitera o seu repúdio à postura abusiva e constrangedora a qual os trabalhadores foram submetidos nesta manhã e reforça seu compromisso com a pauta de reivindicação da categoria. Destaca ainda que nenhuma ação intimidatória será capaz de frear as reivindicações justas e legítimas do Sindicato.

SINDSAÚDE-GO

Veja no vídeo o momento em que um dos seguranças avança sobre as trabalhadoras: