Saiba onde já atuou o novo secretário de saúde de Goiás

O governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou na última terça-feira (11) o nome do novo secretário de saúde do Estado. A convite de Caiado, o médico Ismael Alexandrino – atual presidente do Instituto do Hospital de Base no Distrito Federal (IHBDF) – deve assumir a pasta no inicio de 2019.

Alexandrino é formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e possui especialização na Itália e MBA em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FVG).

Com 35 anos, o futuro secretário já ocupou a diretoria de outros hospitais e foi secretário-adjunto de Gestão da Saúde do Distrito Federal. Ismael era da iniciativa privada e foi um dos responsáveis pela implantação do Instituto Hospital de Base, o maior hospital público da Capital Federal.

Por meio desse novo modelo de gestão, chamado de “Serviço Social Autônomo”, o Hospital de Base adotou novos processos e modelos de contratação e compras.

Polêmica

O Instituto comandado por Ismael Alexandrino enfrentou polêmicas neste ano. De acordo com informações do Jornal Correio Braziliense, em outubro, a Justiça do Trabalho proibiu que o IHBDF contratasse novos profissionais e suspendeu as convocações realizadas pela unidade até o julgamento final da ação.

O Ministério Público do Trabalho no DF e no Tocantins alegaram que “as seleções eram feitas de forma discriminatória, com critérios subjetivos, imprecisos e obscuros”.

Segundo alegações da procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, havia “sérios riscos de seleção com apadrinhamento, nepotismo ou como atitudes discriminatórias”.

OSs

De acordo com informações divulgadas pela coluna Giro do Jornal O Popular nesta sexta-feira (14), Alexandrino pretende revisar os contratos e aditivos das Organizações Sociais com o Estado de Goiás. “A minha opinião é de que é preciso ter um acompanhamento mais próximo dos resultados, até para que seja possível alguma adequação”, afirmou.

Vale lembrar que os hospitais goianos geridos por organizações sociais vêm enfrentando uma série de problemas. A falta de insumos e medicamentos, profissionais, atraso de salário e condições precárias de trabalho levou à interdição do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) pelo Ministério do Trabalho.

Segundo o vice-presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, “o Sindicato pretende retomar o diálogo com o novo secretário a fim de assegurar o atendimento às reivindicações dos trabalhadores da saúde e garantir a melhoria da assistência à população”.

Imagem: youtube/tvbrasil