Secretário de Saúde fala sobre concurso e gastos com OSs em encontro com conselheiros

*Publicada dia 04.04.2019 às 17h45

Durante sabatina realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), a equipe do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, foi questionada sobre a realização de concurso público.

A convite do Conselho, Alexandrino acompanhado de sua equipe estiveram na sede do órgão na terça-feira (2) para apresentar seu plano de governo.

Na ocasião, a secretária Geral do Sindsaúde e conselheira, Luzinéia Vieira, lembrou a gestão da importância do concurso público e da necessidade crescente de trabalhadores efetivos nos hospitais goianos.

Apesar de reconhecer a importância do servidor concursado, a gestão alegou que em virtude das condições econômicas e da medida que decretou calamidade financeira no estado de Goiás, a realização de concurso está inviabilizada por enquanto.

“O Sindsaúde tem expectativas de negociar uma pauta extensa com o secretário de Saúde que envolve condições de trabalho, reposição salarial, plano de carreira entre outros, mas esse posicionamento da SES sobre a realização de concurso público nos trouxe apreensão, uma vez que o Sindsaúde faz a defesa constante da promoção de concurso. Os nossos hospitais precisam de servidores concursados e com autonomia para assegurar a fiscalização dos serviços”, relatou Luzinéia.

Uma reunião entre o Sindsaúde e o secretário, está agendada para o próximo dia 10, quando o Sindicato espera obter avanços nas demais pautas da saúde apresentadas ao governo.

Retomando o plano de governo do gestor para a saúde, Alexandrino garantiu que a SES está revisando os contratos com organizações sociais com o objetivo de “adequar ao orçamento” e obter novas metas.  “As adequações vão além da parte financeira e as metas também estão sendo ampliadas, como a inclusão de cirurgias eletivas para as OSS que gerem unidades de urgência”, explicou.

Na oportunidade, Alexandrino e sua equipe também apresentaram o Termo de Referência para o novo chamamento público da nova OS que irá assumir a gestão do Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) e anunciaram cerca de dez leitos de UTI pediátrica e 39 de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste Governador Otávio Lage (Hugol).

Crédito: com informações da SES/foto: SES