Servidor público, a culpa não é sua – reforma administrativa – é preciso defender os serviços e os servidores públicos – basta de ataques

Publicado em 2 de outubro de 2020, às 16h14

Fortalecendo a campanha “Servidor público, a culpa não é sua – Reforma Administrativa”, o Sindsaúde retira o véu que encobre as mentiras do Governo Federal e dão sustentação para que a população concorde (sem a devida reflexão) com os modelos absurdos das Reformas (Trabalhistas, Previdência, Administrativa e Tributária) que só retiram direitos trabalhistas e retrocedem nas conquistas sociais, via negacionismo da conjuntura econômica e social brasileira.

A Reforma Administrativa é um ataque frontal e quase que fatal no desmonte das estruturas de assistência e serviço público via mercantilização/privatização da saúde, da educação e de outros serviços que hoje são gratuitos e passarão a ser cobrados da população. A aberração do projeto político da Reforma com o fim dos concursos e dos servidor@s públicos, passa longe de melhorar a administração pública. Ela não reforma nada, mas destrói inúmeras conquistas e fere a Constituição e o povo brasileiro de forma vil. Quebra, ofende e destrói os servidor@s e os serviços públicos.

A venda das estatais nacionais ao capital internacional, do Ministro Paulo Guedes e do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), vem com o abismo que se configura no gigantesco caos social que o povo brasileiro começa a escalar com o desemprego, com os preços absurdos dos alimentos, com as tarifas de energia e de água nas alturas, com a fome e a miséria rondando, com o caos sanitário (Covid-19) e com as grotescas limitações no entendimento da diversidade do povo brasileiro, este Governo vai dando fomento vertiginoso ao ódio, a segregação e a violência institucionalizada.

As despesas com o pessoal (servidor@s públicos) estão fora do controle?

As despesas com os servidor@s federais hoje estão no mesmo nível que eram a 20 anos atrás (4,4% do Produto Interno Bruto – PIB), ocupam apenas ¼ do orçamento da União. O que dilacera o orçamento da União são os juros da dívida pública pagos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, controlados pelos países mais ricos do mundo ( Estados Unidos e União Européia), todo ano 50% do orçamento da União é para pagar os juros do FMI.

Servidor@s público tem aumento automático?

Não existe aumento automático e nunca existiu, nem para os trabalhdor@s públicos, nem privados. Sempre coube aos trabalhador@s a luta por qualquer tipo de progressão e aos Governos conceder ou não.

Por que será que o Ministro banqueiro, Paulo Guedes, chamou os servidor@s públicos de parasitas e quer tanto acabar com a estabilidade destes trabalhador@s?

A estabilidade é um capítulo que trataremos à parte e em outras edições do “Servid@r a culpa não é sua”, devido a extrema importância que ela representa para a sociedade brasileira.

A estabilidade é a parte mais melindrosas da Reforma Administrativa. Nas eleições de 2020, por exemplo, estabilidade dos servidor@s públicos serve para evitar que políticos que ocupem cargos de chefia façam chantagens e ameacem os seus subordinados com a demissão. Imaginem se os servidor@s públicos dos municípios não tivesses estabilidade durante a campanha eleitoral.

A estabilidade dos servidor@s públicos dificulta a corrupção, as rachadinhas acontecem nos cargos comissionados e não nos concursados. Quem não se lembra do então comissionado Queiroz e dos depósitos na conta corrente da atual primeira-dama do Brasil (Michele Bolsonaro) a mesma que figura nas colunas sociais dos periódicos em Brasília, com suas plásticas e roupas de grife.

Abrir mão da estabilidade para os servidor@s públicos é abrir mão de um dos mecanismos que nos livra dos larápios no serviço público.

É necessário e urgente defender o Sistema Único de Saúde (SUS), os servidor@s públicos e os serviços públicos.

Seja intransigente na defesa do seu direito por saúde e outros serviços púbicos. Defenda conosco os serviços e os servidor@s públicos, antes que você tenha que pagar (caro) para tê-los.