SINDSAÚDE: 33 anos de história em defesa do SUS e dos direitos do trabalhador da saúde

Hoje, 10 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), celebra 33 anos de história e de muita luta! São mais de três décadas de atuação forte e compromissada em defesa do SUS e dos interesses dos servidores públicos da Saúde.

A presidente em exercício do Sindsaúde, Néia Vieira, lembrou que “são 33 anos de muito trabalho em prol do reconhecimento dos direitos trabalhistas e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.

Néia ressaltou também que a força e a organização do capital promovem diariamente ataques constantes contra os trabalhadores. Nesse sentido a presidente reiterou que é “necessário formação, conscientização e coragem para lutar e enfrentar as desigualdades sociais e garantir direitos aos trabalhadores e trabalhadoras”.

O Sindicato está presente em 155 municípios goianos representando trabalhadores e trabalhadoras do SUS atuando contra a retirada de direitos, desmandos e descasos do poder público em relação à classe trabalhadora.

Fundado em 10 de setembro de 1989 em Assembleia Geral, o Sindsaúde foi forjado na luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde em Goiás. Portanto, sua trajetória se entrelaça com a criação do Sistema Único de Saúde.

Além da incansável defesa do trabalhador da Saúde, estão entre suas bandeiras de luta, a implementação do SUS e sua consolidação enquanto política pública universal; o direito universal da população à saúde pública de qualidade e efetiva, bem como, a construção de uma sociedade justa, fraterna, democrática e solidária.

Atuação

O Sindicato mantém uma participação efetiva nas instâncias de controle social e de participação da sociedade e dos representantes dos servidores públicos, destacando – se os Conselhos Municipais e Estadual de Saúde, Fórum em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos, além do Fórum Goiano de Mulheres, Articulação de Mulheres Brasileiras, Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, Fórum Goiano de Saúde Mental, Fórum em Defesa da Saúde da Democracia, Fórum 30 horas da Enfermagem (estadual e nacional), Frente Goiana Contra a Privatização da Saúde e a Frente Brasil Popular, entre outros.

Filiações

Desde a sua fundação, o Sindsaúde é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), à Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do Brasil (FENASCE), e – mais recentemente – à Federação Nacional dos Servidores e Trabalhadores da Saúde (FENACSAUDE), compondo inclusive a direção dessas entidades.

O Sindicato também é filiado ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), mantendo inclusive uma subseção do Dieese-GO específica para atender as demandas do sindicato.