Sindsaúde acompanha tramitação de projetos de interesse dos servidores na Alego

Foto/ Maykon Cardoso

As diretores do Sindsaúde, Flaviana Alves e Irani Tranqueira, voltaram à Assembleia Legislativa de Goiás nesta segunda-feira (28) para acompanhar a tramitação de projetos que interessam aos servidores públicos, em especial aos da Saúde. Um deles, é o projeto que trata da venda do Hospital do Servidor e que ainda não chegou ao Legislativo. O envio do PL pode ocorrer durante as sessões extraordinárias a partir do dia 12.

A negociação feita pela gestão do direção do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado (IPASGO) envolvendo o hospital atenderia a um ofício da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que estaria interessada em adquirir a unidade para transformá-la no novo Hospital Materno Infantil. O Sindsaúde e as demais entidades que fazem parte do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos do Estado de Goiás são contrários, uma vez que Hospital pertence exclusivamente ao servidor público que jamais manifestou intenção de vendê-lo.

Progressão e auxílio-alimentação

Na última sessão de 2020, a maioria dos deputados aprovaram em última votação medidas que afetam o servidor público. Apesar das tentativas de sensibilizar os parlamentares e dos alertas do deputados da oposição, a base do governo aprovou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) N° 7516/19 que recebeu do deputado Álvaro Guimarães (DEM) uma emenda que congela por mais seis meses o pagamento da progressão dos servidores.

Outra mudança colocada em prática pelo Governador de Goiás foi a alteração no cálculo do auxílio-alimentação. Com a aprovação da medida, o desconto no vale por falta será o resultado do total de dias não trabalhados dividido pela quantidade de dias úteis (22) e não por 30 dias como ocorria anteriormente.