Sindsaúde, Campanha Voto Consciente – A hora é agora faltam 6 dias para as Eleições 2020

 Sindsaúde, Campanha Voto Consciente – A hora é agora faltam 6 dias para as Eleições 2020

Publicado em 9 de novembro de 2020, às 16h20

Com objetivo de orientar a classe trabalhadora e resgatar a consciência para o momento do voto o Sindsaúde realizou uma síntese de considerações e reflexões que os servidor@s públicos, os trabalhador@s e a população precisam ter na hora do voto e nas Eleições de 2020. E acreditando que esta análise de conjuntura sociopolítica contribuirá para boas escolhas e práticas dos candidatos para os pleitos municipais (prefeitos e vereadores), foram elaboradas uma série de matérias na “Campanha Sindsaúde – Voto Consciente”.   

O voto consciente é essencial para rejeitar àqueles candidatos, onde sua base partidária e ideológica não dão espaço ao amparo social nos serviços públicos essenciais (saúde, educação) e nem tão pouco resguardam os princípios constitucionais da nossa Carta Magna (Constituição Federal).

A consciência no momento do voto é tão importante, que permitirá ao eleitor (a) perceber quem são àqueles candidatos espertalhões que se colocam (quando discursam) como candidatos do povo, com mil e uma promessas e discursos que agradam as maiorias religiosas, sob o mote da família conservadora. Saber identificar esse perfil no candidato é fundamental tendo em vista a quantidade de escândalos (laranjas e de cueca), processos judiciais e da crise profunda na política e economica que vivemos.

 O (a) eleitor (a) consciente votará em candidatos (as) que realmente tem histórico de compromissos e de lutas em suas base sociais e partidárias. O (a) eleitor (a) consciente sabe o valor do seu voto, tem orgulho no exercício da cidadania e compreende que o voto nulo ou em branco não contribuem para a mudança que deve ser qualitativa na política e na democracia para o povo brasileiro. Para tanto o eleitor deve se informar e conhecer cada detalhe de um todo do candidato, para que possa fazer uma boa escolha no próximo dia 15 de novembro.

Os diversos temas de uma campanha – como noções sobre o planejamento, propaganda e financiamento, incluindo estrutura de campanha, atribuições dos parlamentares, cálculo do quociente eleitoral e informações sobre legislação de combate às fraudes eleitorais – e análise crítica das notícias que circulam na Internet, a cobertura da imprensa, o discurso dos candidatos e suas motivações para concorrerem às eleições, dentre outros aspectos. Tal leitura contribui de forma a evitar má influência por fake news (notícias falsas), amplamente veiculadas nas redes sociais.

Conhecer quem financia a campanha do seu candidato, qual a estrutura que ele dispõe, quais serão as atribuições que ele ou ela deverão cumprir ao assumir o mandato. Saber o que a legislação prevê sobre fraudes, o quociente eleitoral do seu candidato, qual partido ele pertence, por quantos partidos ele já pertenceu, quais são as linhas ideológicas destes partidos, até mesmo a título do seu candidato (a) não poder realizar o que prometeu, porque seu partido político não permitirá.

Saber identificar notícias e propagandas falsas, jamais compartilhar informações sem antes observar quem se as fontes (idôneas e confiáveis ou não). Compreendendo que não importa o número de seguidores nas redes sociais e sim o conteúdo total de informações sobre a atuação na comunidade e na política do (a) candidato (a).

As pessoas vivem nas cidades e são nelas que enfrentam cotidianamente os problemas com transporte urbano, alimentação (abastecimento), tarifas de água e energia, falta de escolas, creches, unidades e profissionais de saúde, esses aspectos deixam as eleições municipais com uma importância de caráter cotidiano. Quem ocupar o cargo de Prefeito e de Vereador (a) irá melhorar ou piorar a sua condição de vida no município que você mora e no seu dia a dia.

As Eleições Municipais 2020, acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno, apenas para Prefeitos e municípios com mais de 200 mil habitantes).

O voto é obrigatório para os (as) brasileiros (as) de 18 a 70 anos de idade e facultativo para analfabetos e jovens de 16 e 18 anos.

O horário da votação foi ampliado por causa da pandemia da covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas da 7h às 17h, lembrando que das 7h às 10h o horário é preferencial para idosos acima dos 60 anos.    

Eleições 2020, o que é preciso levar na hora de votar?

É preciso levar documento oficial original com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista ou carteira de trabalho). Certidões de nascimento e casamento não são aceitas no momento do voto.

Leve também o seu título de eleitor, já que nele estão a zona e a seção eleitoral. Se preferir baixe o seu E-título (Justiça Eleitoral Brasileira). Baixe o Google Play Store ou Apple Play no seu celular. Para esta ou outras informações, ligue por telefone no Disque Eleitor, 148.     

Outras dicas:

  • Confira o local de votação antes de sair de casa (site da Justiça Eleitoral ou Disque Eleitor)
  • Saia de casa com a máscara (para votar é obrigatório o uso da máscara)
  • Se possível, leve a sua caneta;
  • Não esqueça de levar anotados os nomes e números dos candidatos;
  • Mantenha distância mínima de um metro e evite contato físico com outras pessoas;
  • Se possível, não leve crianças e acompanhantes;
  • Não deixe para votar na última hora;
  • Limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;
  • Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara;
  • Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar;
  • Se estiver com febre, fique em casa.
  • No momento do voto o mesário pode pedir que o eleitor abaixe a máscara para realizar o reconhecimento facial.

 

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud