Sindsaúde é contrário ao aumento de plantões para servidores da SMS de Goiânia

 Sindsaúde é contrário ao aumento de plantões para servidores da SMS de Goiânia

*Publicada em 24.01.2019 às 18h30

Durante assembleia com os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) nesta sexta-feira (24) no auditório da Funasa, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, criticou a decisão da SMS de aumentar o número de plantões nas unidades de urgência e emergência da capital. O Sindicato quer dialogar com a gestão, mas já estuda uma medida judicial.

Com base no parecer do nosso departamento jurídico, nós discordamos do cálculo feito pela Secretaria em que o trabalhador deve cumprir um plantão a mais. A falta de condições de trabalho já gera desgaste físico e mental ao trabalhador. O Sindsaúde entende que não é a sobrecarga que vai solucionar a demanda por atendimento e sim a realização de concurso público e a contratação de mais força de trabalho”, argumenta Flaviana Alves.    

Entenda

A Secretaria se utilizou do memorando 461/2019 para informar aos gestores sobre a nova modalidade de controle de frequência com base na Portaria 010/2019. A gestão decidiu que os trabalhadores deverão cumprir um plantão a mais na escala atual.

Com a alegação de que eles devem horas para o Município, a SMS criou um modelo de controle de frequência onde a Secretaria solicita ao gestor informações da Carga Horária de Trabalho mensal esperada (CHM), Carga Horária Trabalhada (CHT), Saldo de Horas do mês Anterior (SHA) e Saldo de Horas Total (SHT).

Justiça

A presidenta do Sindsaúde argumenta ainda que é quase impossível a realização de mais plantões no mês, uma vez que, isso poderá prejudicar o período de descanso. Flaviana adianta que o Sindicato já solicitou audiência com a secretária de saúde para discutir a questão e orienta o trabalhador a procure o departamento jurídico do Sindicato por meio do telefone 3995-6910, caso seja obrigado a realizar mais plantões do que o habitual.

 

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud