Presidente do Sindsaúde é homenageada com Comenda Chica Machado

*Publicada dia 08.03.2019 às 17h50

A presidente do Sindsaúde/GO, Flaviana Alves, recebeu na noite desta última quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Comenda Chica Machado em homenagem às mulheres que representam liderança em Goiás. A honraria foi uma iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT).

Mais de 100 mulheres de todo o Estado foram homenageadas. Elas são lideranças nas esferas sindicais, pública, privada e social. Para Flaviana Alves foi um prazer e honra receber a Comanda. “Agradeço a homenagem e a oportunidade de conhecer a história de Chica Machado. Ela foi uma mulher símbolo da resistência em Goiás”, ressaltou a presidenta do Sindsaúde/GO.

Chica Machado foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia (GO) por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, Chica Machado foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravo para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Poderosa, tinha poder sociopolítico e econômico, e conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, disse.

Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”, após conhecer as histórias de Chica durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. De acordo com a autora, a forma como determinados causos de Chica passaram de geração em geração fizeram dela um mito. “Não há como confirmar se tudo o que se conta é verdade, mas o fato é que ela permaneceu na memória das pessoas”, relatou.