Senador Canedo: demissões em massa prejudicam os trabalhadores e a população

 Senador Canedo: demissões em massa prejudicam os trabalhadores e a população

Publicado em 26 de novembro, às 18h08

O Sindsaúde-GO esteve na tarde desta quarta-feira (25) em duas unidades de saúde no município de Senador Canedo. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Maternidade Municipal Aristina Cândida, em Senador Canedo.

A situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Senador Canedo):

A primeira visita foi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo, em virtude das demissões que ocorreram nesta unidade de saúde em todas as áreas. As Diretoras do Sindsaúde, Sirley Braga e Elaine da Silva Faria, ouviram atentamente os trabalhador@s. Os primeiros relatos se deram em torno das demissões, porque com os cortes destes profissionais de saúde, todas as áreas desta unidade de saúde sofreram baixas, prejudicando o bom andamento dos serviços prestados e sobrecarregando os trabalhador@s que tiveram que assumir toda a demanda de trabalho, sem a devida reposição da força de trabalho. As principais reduções se deram nas categorias de enfermeiros e técnicos de enfermagem em diversas áreas do atendimento na unidade (onde haviam 5 destes profissionais por área, hoje existem 2 ou 3). A área mais afetada foi o laboratório da UPA – Senador Canedo, onde todos os técnicos de laboratório foram demitidos, restando apenas dois servidores públicos (efetivos). O Sindsaúde verificou que onde haviam, por plantão, um biomédico e dois técnicos de laboratório, agora em dois plantões há apenas um técnico de laboratório. A situação no laboratório da UPA Senador Canedo é muito grave, o Sindsaúde tomou conhecimento que são realizados 180 análises de exames por dia e não há como realizar este trabalho sem a presença de um técnico de laboratório.

“Na parte de enfermagem na UPA Senador Canedo foi notório perceber que todo andamento dos serviços estão prejudicados por falta de profissionais da saúde. Tomamos conhecimento que a tenda onde eram atendidos os pacientes com suspeita de Covid-19 (do lado de fora da UPA), foi desmontada um dia após as eleições. O atendimento agora é realizado dentro da UPA e deixa os trabalhador@s e os pacientes muito apreensivos e com receio de contrair o vírus. A situação é muito preocupante e o Sindsaúde irá atuar de forma a corrigir essa situação de sobrecarga destes trabalhador@s da saúde e da diminuição do risco de contágio, dos pacientes e dos profissionais que atuam na UPA – Senador Canedo,” declarou a Diretora do Sindsaúde-GO, Sirley Braga Filho Pires.      

Maternidade Municipal Aristina Cândida:

Na Maternidade as demissões não foram em massa como na UPA, mas afetaram o bom andamento dos protocolos e atendimentos aos pacientes, causando também sobrecarga aos trabalhador@s. Foram demitidos 2 a 3 técnicos de enfermagem e enfermeiros por plantão.

O atendimento, dentro do possível, está sendo realizado normalmente, mas com algumas adaptações.

Como aconteceu:  

No último dia 18 de novembro de 2020, um dia após o Decreto da Prefeitura de Senador Canedo que demitiu trabalhador@s da saúde em massa no município, os Diretores do Sindsaúde, Willian Matheus e Elaine da Silva Faria, visitaram a UPA, a Maternidade Municipal Aristina Cândida, o SAMU e duas UBSF no município e conversaram com os trabalhador@s da saúde que perderam seus contratos de trabalho um dia após o Decreto. A comunicação da demissão foi realizada por telefone pela Secretaria de Saúde de Senador Canedo. Os trabalhador@s da saúde comissionados tiveram seus contratos revistos graças à atuação do Sindsaúde-GO e a união deste trabalhador@s que solicitaram junto à Defensoria Pública local a revogação dos comissionados.

A situação nas unidades de saúde de Senador Canedo ainda é grave e de calamidade, proncipalmente na UPA, com a demissão dos profissionais contratados. O Sindsaúde se movimenta para os próximos encaminhamentos no sentido de orientar a população sobre o drama dos trabalhador@s e a situação nas unidades de saúde no município.  

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud