Sindsaúde-GO, convida moradores da região Sul e demais para doar sangue

 Sindsaúde-GO, convida moradores da região Sul e demais para doar sangue

Publicado em 21 de julho de 2020, às 12h

“Doar sangue é um ato extremamente solidário e 100% voluntário e cada doação pode beneficiar quatro pessoas. Nós do Sindsaúde estamos aqui em uma atividade, junto com a SES e o Hemocentro, convidando você trabalhador (a) da saúde a participe deste momento, vindo à Sede do Sindsaúde, das 8h às 16h para contribuir com essa campanha de doação de sangue,” convida Ricardo Manzi, Presidente do Sindsaúde-GO.

O Sindsaúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hemocentro, realiza hoje, terça-feira (21), das 8h às 16h, em sua Sede no Bairro Santo Antônio um chamamento da população local para doação de sangue e medula óssea. O Sindsaúde contratou carro de som que hoje circula em toda região Sul da capital, espalhou cartazes no comércio da região, bem como, contou com a presença da imprensa neste importante convite ao ato solidário de doação. O objetivo é suprir a demanda por transfusões de sangue nas unidades de saúde do Estado que estão  aumentadas com a pandemia da Covid-19.

“Lembramos a todos (as) que além da doação de sangue é possível também fazer o cadastro para doar medula óssea. É muito importante para as pessoas que necessitam de um transplante e que a sua vida neste momento depende de um ato de solidariedade. Esse cadastro vai para o banco de dados nacional, o Redome. Caso a pessoa seja compatível com alguém, ela será convidada a doar a medula. O cadastro pode ser realizado na unidade móvel que hoje, esteve aqui no Sindsaúde e na sede do Hemocentro em GoiâniaDoe também, faz bem à vida, faz bem à saúde e é um gesto de amor,” afirma a Vice-presidenta do Sindsaúde, Luzinéia Vieira dos Santos.  

A chegada da pandemia derrubou os estoques de sangue nos Hemocentros em todo Brasil. Com os doadores com medo e ansiosos dentro de casa, os estoques de sangue estão baixos na maioria das unidades de coleta de sangue públicas no país. O Brasil registra hoje (21), 80 mil mortos pela Covid-19.

O novo vírus que surgiu na China no final do ano de 2019, se espalhou de forma exponencial no mundo inteiro e sua chegada no Brasil desequilibrou a balança dos estoques nos bancos de sangue. O isolamento social, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Secretaria Estadual e Municipal de Saúde (SES e SMS) e pelo Sindsaúde-GO como única forma de prevenção do contágio fez com que os doadores ficassem reclusos. O medo e a ansiedade das pessoas, gerados pelo número crescente de casos, os impede de sair para fazer a boa ação.

Segundo a Hemorrede Pública do Estado de Goiás, o estoque atual se mantém com déficit de 15%, o que representa preocupação, já que julho é normalmente um mês com queda no número de doadores. É importante ressaltar que os fatores negativos (RH  – ) sempre estão em menor quantidade em todos os tipos sanguíneos (A, AB, B e O).

Com a chegada do novo coronavírus houve atualização no critério de doação. Os candidatos que viajaram para países com casos confirmados de Covid-19 ou contato com pessoas que tenham diagnóstico da doença ficam inaptos de doar por 30 dias. O doador que foi contaminado com o vírus fica inapto por 90 dias. Esses critérios foram revisados pelo Ministério da Saúde que ainda determina que as pessoas com qualquer sinal de gripe não compareçam aos hemocentros e espere sete dias após o término dos sintomas.

O Hemocentro promove campanhas para incentivar a doação de sangue em suas 9 unidades, localizadas em Goiânia e no interior do Estado. Está em andamento também neste mês a campanha “Transforme a saudade do Araguaia em boa ação. Doe Sangue”.  É possível o agendamento para doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone  0800 642 0457. 

Sindsaúde-GO.

“Sempre Juntos: A Saúde Luta e Resiste”

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud