Sindsaúde-GO se reúne com os trabalhadores da saúde de Damianópolis

Publicado em 28 de agosto de 2020, às 17h50

A partir de denúncias de irregularidades com relação a ausência de equipamentos de proteção individual (EPI), as condições precárias de trabalho nas unidade de saúde. Foram tratados assuntos referentes ao plano de carreira e as progressões (gratificação de 40% a todos os trabalhador@s da saúde no enfrentamento da pandemia do coronavírus).

Foram acolhidas pelo Sindicato denúncias de trabalhador@s do grupo de risco para a Covid-19 que ainda permanecem na linha de frente, a sobrecarga de trabalho e ausência de testagem dos profissionais nas unidades de saúde, bem como, a Lei do Prefeito de Damianópolis que altera alíquota de contribuição previdenciária do município. O Sindsaúde se reuniu com os trabalhador@s de forma virtual, para acolher as todas as demandas e dar providências.

“A Reforma da Previdência do Governo Federal (2019) criou novas regras para a contribuição dos trabalhador@s durante a idade ativa e inativa. Essas regras vieram como um tsunami de aumentos progressivos nas alíquotas previdenciárias nos Estados e Municípios em todo o país e os trabalhador@s dos municípios goianos não ficaram imune ao aumento, motivando o Sindsaúde a questionar judicialmente a Reforma da Previdência estadual,” explica o Presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi.

A “Reforma da Previdência” em Damiolândia (Lei nº 114/20) determinou a alíquota para os segurados, servidor@s ativos, inativos e pensionistas de 14%. A Lei prevê em seu Art. 2º, que as previsões de alíquotas podem sofrer alterações nas próximas avaliações atuárias anuais nos termos da Lei Municipal nº 019/2007, que determina que o plano de custeio do Regime de Previdência Social (RPPS).

O Sindsaúde informou aos trabalhador@s da saúde de Damianópolis que outros municípios (Goianésia e Rialma) já conseguiram avançar com a organização dos trabalhador@s nas negociações e garantindo a gratificação de 40% nas Câmaras Municipais, juntos aos Vereadores e Prefeitos destes município.

O Sindsaúde se reunirá novamente com os trabalhador@s da saúde de Damianópolis para novos encaminhamento das demandas.