SINDSAÚDE NA LUTA

JUNTO COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Na tarde de ontem, 27 de agosto, o SINDSAÚDE representando pelo Diretor de Comunicação Leocides Souza e uma Comissão de Trabalhadores ACS, estiveram reunidos com o Vereador e Líder de Governo, Oséias Varão, PSB, na Câmara Municipal de Goiânia.

Na pauta das reivindicações, estão as más condições de trabalho, um computador para 32 Agentes Comunitários de Saúde, ACS, que todos os dias precisam fazer registro de suas atividades no portal do e-SUS. Outra questão tratada na reunião, é a recente obrigação do registro de ponto quatro vezes ao dia. Foram relatados casos de servidores que chegaram a passar mal. Essa exigência da Secretaria Municipal de Saúde, SMS, têm trazido muitos transtornos para estes trabalhadores, pois muitos deles moram longe de suas unidades de saúde e esses trajetos chegam a ultrapassar (em alguns casos) doze quilômetros por dia, só nos deslocamentos, sem levar em conta o que eles andam para visitarem suas famílias. Alguns trabalhadores já encontram-se afastados por problemas de saúde devido à esse excesso de caminhada. Outra queixa recorrente é que os ACS, tem que pagar do próprio bolso todo o material que é utilizado no período de trabalho, como canetas, pranchetas, papel e outros materiais de papelaria necessários para o bom andamento de seu ofício.

O parlamentar acolheu as solicitações do grupo e se comprometeu em ouvir todas as partes envolvidas. E assim que o fizer, irá chamar o Sindsaúde e a Comissão de ACS, para nova reunião.