Sindsaúde participa de reunião articulada pelo Fórum Goiano de Saúde Mental, AUSSUM e Coletivo Desencuca

A reunião foi organizada em parceria com a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental, Coletivo Desencuca e Fórum Goiano de Saúde Mental, com a participação da vice-presidente, Néia Vieira, representando o Sindsaúde.

As entidades discutiram nesta sexta-feira (10), no Auditório do sindicato, de forma híbrida (virtual e presencial), os enfrentamentos necessários à participação de usuários e trabalhadores na Conferência de Saúde Mental.

Entre os pontos discutidos, o desmonte da política de saúde mental na cidade de Goiânia e os impactos no atendimento aos usuários, além da saúde mental do próprio trabalhador. Outra questão ressaltada foi que as condições precárias de trabalho e de atendimento são o resultado da política de abandono vivenciados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.

Esse tema tem sido abordado constantemente pelo sindicato, em função do drama que os profissionais da saúde estão vivenciam nas unidades de saúde em meio às incertezas causadas pela pandemia da covid-19 e pela falta de encaminhamento às solicitações feitas pelos usuários e trabalhadores acerca da estrutura física, compra de medicamentos, insumos e condições de trabalho.

Algumas propostas foram levantadas para o fortalecimento da participação dos usuários e trabalhadores no controle social e na Conferência Municipal de Saúde Mental.

Além disso, outras que auxiliarão na rearticulação das entidades que defendem o cuidado em liberdade, tais como: mobilizações e atividades todas as sextas-feiras em 2022; retomada do Cine Clube; criação do projeto audiovisual do Desencuca; e criação do programa de Rádio “Fala Desencuca”.

Conferência

Apoiador do Fórum Goiano de Saúde Mental e defensor da reforma psiquiátrica prezando o cuidado em liberdade, o Sindsaúde sempre se manteve ligado à causa. O Sindicato inclusive vem participando da Pre-Conferência de Saúde Mental que acontece no Município de Goiânia. Até o momento, a entidade esteve presente nas atividades do Distrito Norte, Noroeste, Oeste e Leste debatendo os retrocessos e propostas para a Política Nacional de Saúde Mental.