Sindsaúde participa do 3º Congresso da Fenasce; evento discute valorização da categoria

Com objetivo de fortalecer a luta pela valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) e avançar em pautas importantes como o reajuste do piso salarial e a aposentadoria especial, o Sindsaúde participa nessa semana do 3º Congresso da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate ÀS Endemias (Fenasce) que ocorre em Recife – PE. O evento que teve início no dia 15 e se encerra hoje (17), reúne agentes de várias regiões do país.

“Experiência”

Foi uma troca de experiência incrível. Tivemos a oportunidade de compartilhar vitórias e desafios com os nossos colegas de outros estados. Aquilo que deu certo lá, podemos aplicar em Goiás. Também foi feita uma análise de conjuntura sobre as ações da Federação que envolvem a ação que questiona no STF a legitimidade do nosso piso salarial. Sem dúvidas tem sido uma experiência enriquecedora”, afirma o diretor do Sindsaúde, Willian Matheus, que também participa da atividade.

Congresso da Fenasce/2021

“Vitória”

Após a pressão em Brasília das entidades que representam os ACS e ACE, líderes da Câmara dos Deputados e do Senado acordaram, na data de ontem, em derrubar o veto 44.8 da Lei de Diretrizes Orçamentárias que impede o reajuste do piso salarial da categoria. A sessão que deve concretizar essa vitória da categoria na Câmara será realizada nesta sexta-feira (17). A informação foi divulgada durante a realização do congresso.

Nova Diretoria

Nesta sexta-feira também foi realizada a solenidade de posse da nova Diretoria da Fenasce. A diretora do Sindsaúde, Elaine Silva, assumiu a Secretaria de Comunicação enquanto o diretor Aliandro Paulo – também do Sindsaúde – ficou responsável pela Secretaria de Saúde do Trabalhador.