Sindsaúde – Portaria reajusta salário dos ACSs e ACEs

 Sindsaúde – Portaria reajusta salário dos ACSs e ACEs

A Portaria n° 3.317, do Ministério da Saúde, publicada nesta segunda-feira (7), estabelece e fixa o valor do incentivo financeiro federal em R$ 1.550,00, aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias (ACS e ACE). A portaria passa a vigorar em janeiro de 2021.

“Para nós ACS e ACE , essa portaria reflete a luta constante de nossa categoria, e nos incentiva ainda mais a continuar lutando em busca de nossos direitos, tendo em vista a Lei Complementar 173/20, seremos a única categoria da saúde a ter um aumento efetivo salarial em 2021, e isso foi conquistado justamente pela união que a categoria demonstrou em idas constantes a Brasília, passando de gabinete em gabinete e se mobilizando nacionalmente em busca de um mesmo objetivo, com certeza é mais um grande feito dessa categoria que só tende a crescer e se qualificar ainda mais, pois justamente hoje, dia 08/12/20, está será lançando também a portaria publicando o curso Técnico para essas duas categorias nos dando um reconhecimento ainda maior.  Finalizando só tenho a dizer que a união faz a força,” enfatiza Aliandro Paulo de Jesus, ACS e Diretor do Sindsaúde – GO.

A Portaria GM/MS N 3.317, de 7 de Dezembro de 2020.

Regulamenta o escalonamento do Piso Salarial dos ACS/ACE da Lei n 13.708 de 14 de Agosto de 2018. A Portaria fixa o valor do incentivo financeiro federal de custeio referente aos ACSs e ACEs.

“As categorias almejavam o piso de 1.550,00 para 2019 e em negociação foi proposto o escalonamento 1.250,00 para 2019. 1.400,00 para 2020. 1.550,00 para 2021 e a partir de 2022 ser ajustado anualmente em Janeiro. Para tanto a categoria, junto ao Sindsaúde mobilizou várias vezes em Brasília oriundas de todos os Estados acampando próximo aos Ministérios. A referida Portaria é fruto de luta e celebramos essa conquista a nível Nacional. O início da luta que é seguida em cada município Brasileiro para o cumprimento da referida Lei do Piso Salarial das categorias, que em muitos lugares remunera menos que um salário mínimo. O Piso Salarial visa trazer dignidade, respeito, valorização das categorias. A luta que visa não somente salário digno mas que solicita cursos de capacitação permanente como o Curso Técnico para ACS/ACE lançado no último dia 08/12/2020. O ano de 2020 com a pandemia da Covid-19 em curso fechamos com frutos de anos de luta, levando nosso trabalho essencial na linha de frente promovendo prevenção e promoção da Saúde de casa em casa seja orientação e acompanhamento de quem contraiu, combatendo vetores cujo o principal é a Dengue. Desempenhando nossas funções com seriedade, compromisso e respeito a todas e todos. Reafirmando a importância das categorias ACS/ ACE em suas Especialidades. Viva o SUS, Viva a Atenção Básica e Vigilância Epidemiologia,” explica e reafirma a Diretora da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsaúde –GO, Sílvia Regina Nascimento e Silva.

Só a união dos trabalhador@s pode fazer a luta por condições adequadas de trabalho, pela e garantia de direitos constitucionais, por salários dignos e pela permanência dos serviços públicos em saúde para toda a população brasileira.      

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud