Sindsaúde presente na Marcha dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

O Sindsaúde participou da Marcha dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, na última semana, em Brasília. A ação, que aconteceu em meio à votação da Reforma da Previdência, teve o objetivo de sensibilizar os deputados federais de todos os estados a votarem favoráveis às emendas 95,98 e 99, que garantiam a aposentadoria especial dos ACS e ACE por atividade insalubre.

As emendas foram votadas e rejeitadas. Agora, as propostas de aposentadoria especial para os agentes deverão ser apresentadas no Senado Federal.  Segundo o diretor do Sindsaúde, Leocides de Souza, a pauta da aposentadoria especial dos ACSs e ACEs faz parte da luta contra a Reforma da Previdência.

Ele explica que os retrocessos propostos pela Reforma da Previdência irão afetar todos os trabalhadores, assim como servidores públicos e o Sistema Único de Saúde. “É preciso que a população tenha consciência da regressão que essa reforma trará caso seja aprovada. O Sindsaúde continuará presente na luta da aposentadoria especial dos ACSs e ACEs, assim como na luta pela aposentadoria de toda a classe trabalhadora”, ressaltou Leocides de Souza.

A Marcha dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias contou ainda com oficinas de discussões e debates sobre os trabalhos dessas categorias. O diretor do Sindsaúde, Leocides de Souza, participou das atividades.