Sindsaúde reforça a luta pelas 30h da enfermagem

*Publicada em 22.08.2019 às 11h45

A redução da carga horária é uma reivindicação antiga dos profissionais da enfermagem. Essa luta ganhou reforço em Brasília na terça-feira (20). Foram lançadas a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Diretores do Sindsaúde que compõem o Fórum 30hs da Enfermagem participaram da cerimônia. “A redução da jornada para 30 horas semanais é fundamental para proporcionar maior qualidade no atendimento realizado por esses profissionais. Sabemos que a rotina é desgastante e que impacta diretamente no quadro físico e emocional desses trabalhadores”, salienta o diretor de Formação, Política e Sindical do Sindsaúde, Erivânio Herculano.

No Congresso Nacional, um projeto de lei (PL 2295) que trata do assunto aguarda aprovação desde 2000. Durante a cerimônia, uma comissão de trabalhadores conseguiu se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e expuseram suas reivindicações. O parlamentar prometeu dar atenção às demandas.

Para a diretora do Sindsaúde, Eliane Castilho, esse movimento vai além da redução da jornada de trabalho. “Ele busca resgatar o respeito, a dignidade e a valorização desses profissionais por meio do piso salarial justo, descanso digno e melhores condições de trabalho”, finalizou

*Com informações do Cofen