Sindsaúde se reúne com presidente da Assembleia Legislativa para cobrar demandas da saúde

Nesta quarta-feira (27), a direção do Sindsaúde se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) Lissauer Vieira, onde foram discutidas as principais pautas da categoria, dentre elas, a nova emenda constitucional que trata da cobrança de 12,25% dos aposentados e pensionistas do Estado de Goiás e realinhamento da tabela salarial.

Durante o encontro foi amplamente debatido para haver um realimento da tabela de vencimentos dos servidores da saúde. Já são 11 anos sem o pagamento da data-base dos servidores, o que representa 76,84% de perda salariais. Esse realimento permitirá que os trabalhadores da saúde recebam um percentual em seu contracheque, assim garantindo um direito que não possa ser retirado posteriormente com uma decisão política e que esse planejamento seja inserido na Lei de Orçamentária Anual do estado (LOA).

Na ocasião também foi solicitado o apoio do presidente do Poder Legislativo no sentido de   acompanhar as tratativas de reivindicações junto ao Governo do Estado, no que se refere às situações específicas da categoria, além de mediar uma reunião com o governador e o sindicato.

O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, em sua reivindicação, alertou Lissauer dos problemas da terceirização e dos cortes do adicional de insalubridade dos servidores do Hospital de Urgências (Hugo), e apresentou ao presidente da Casa Legislativa um ofício com todas as reivindicações da categoria. No documento, a entidade aponta um estudo mostrando as perdas que os trabalhadores já acumularam e os prejuízos da alíquota previdenciária no salário de aposentados e pensionistas da Secretaria de Saúde.

Procuramos fortalecer a interlocução com o Legislativo no intuito de assegurar e ampliar as conquistas da categoria da saúde. Expusemos a real situação onde os servidores da saúde se encontram e esperamos ter o apoio dessa Casa nessa jornada”, enfatizou Ricardo Manzi.