Sindsaúde traça plano de luta com aos trabalhadores de Flores de Goiás para garantir direitos

O Sindsaúde se reuniu virtualmente nesta segunda-feira (08) com os trabalhadores da saúde do município de Flores de Goiás para discutir as principais reivindicações da categoria e elaborar plano de luta. O secretário de Organização Política e de Base do Sindicato, Erivânio Herculano coordenou a reunião.

Anteriormente, o Sindsaúde havia enviado um ofício (143/2021) à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Flores de Goiás solicitando a readequação salarial dos Agentes Comunitários (ACS) e de Endemias (ACE). Contudo, o documento foi contestado pela gestão municipal. O departamento jurídico do Sindicato está estudando formas de negociação. Caso não haja abertura para diálogo, uma ação judicial não será descartada.

Além do não cumprimento do piso salarial dos ACE e ACS, motoristas que atuam no município relataram que a prefeitura divulgou um Termo de Responsabilidade, onde obriga os motoristas a pagarem as multas de trânsito. Outro absurdo é que, segundo os condutores, a gestão municipal só realiza o pagamento de diária se, eles conseguirem, comprovar que realizaram o transporte de pacientes. No entendimento da Sindicato, esse controle deve ser feito pela prefeitura.

Durante a reunião, foi discutido as escalas de trabalho, que segundo os trabalhadores estariam irregulares. O Sindsaúde também propôs que seja criado uma Mesa de Negociação Permanente para garantir condições de trabalho e assistência aos trabalhadores da cidade. O Sindicato também vai solicitar o apoio da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Flores de Goiás para tratar as demandas da categoria.