Sindsaúde vistoria unidades de saúde em Goiânia

O Sindsaúde está realizando uma operação para vistoriar todas as unidades de saúde de Goiânia. Essa força tarefa conta com o respaldo da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, que compõe a comitiva durante as visitas.

Nesta quinta-feira (13), foi a vez do Ciams Novo Horizonte, unidade que conta com 50% de sua gestão sobe a Organização Social (Idtech), responsável pelo Bloco 1, parte ambulatorial e recepção da unidade. Já o Bloco 2, emergência, está totalmente com a gestão municipalizado. Mas essa divisão na gestão do Ciams é bastante confusa e falta transparência. O contrato firmado em 2014 entre o Idtech e a Secretaria Municipal de Saúde não deixa claro em suas prestações de contas os valores reais gastos com essa terceirização.

Durante a visita no Ciams Novo Horizonte, a comissão encontrou inúmeras irregularidades, problemas estruturais, principalmente na parte onde os colaboradores afirmam ser de responsabilidade da Organização Social, Idtech. Infiltrações, mofo, problemas hidráulicos e elétricos são os apontados pelos trabalhadores. A sala destinada a pequenas cirurgias está sem lavatório, por problemas hidráulicos, o que pode causar um sério problema de contaminação. A Farmácia da unidade é o principal problema, durante o período de chuvas a sala sofre com alagamento e isso compromete seu funcionamento e os medicamentos ali guardados. Veja o vídeo:

Durante a visita a comissão buscou contato com a direção da unidade, que de acordo com relatos não aparece no local desde a semana que antecedeu o natal. Identificamos uma sobrecarga enorme de trabalho,e déficit de profissionais para atender a demanda diária do Ciams.

Quanto ao modelo de terceirização, o Sindsaúde sempre se posicionou contra por considerá-lo, além de fator precarizante, ineficiente e frágil quando se trata de transparência. Como alternativa, a entidade defende a gestão feita diretamente pela Secretaria de Saúde com servidores concursados e devidamente qualificados de modo a assegurar mais segurança ao trabalhador e aos usuários do SUS.