Trabalhadores (as) com Covid-19 saiba como comprovar doença ocupacional pela Covid-19

 Trabalhadores (as) com Covid-19 saiba como comprovar doença ocupacional pela Covid-19

Publicado em 14 de agosto de 2020, às 17h45

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a Covid-19 como doença ocupacional (Medida Provisória – MP 927/20.

Mas é preciso atenção para os devidos reconhecimentos e protocolos antes de requer o auxílio-doença. O (a) trabalhador (a) deve comprovar o contágio pelo novo coronavírus, lembrando que trabalhador@s públicos e privados têm direitos diferentes. Mas ambos devem preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e informar o Ministério da Economia, no site do INSS pela internet. O CAT pode ser fornecido e preenchido pelo Gestor ou pelo próprio trabalhador (público ou privado) no site.

Cadastre-se Aqui:

https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat/

Os casos de diagnóstico de Covid-19 devem ser preenchidos com os códigos: U07.1 – Covid-19, vírus identificado ou U07.2 Covid-19, vírus não identificado (OMS, 2020a).

Para o preenchimento e registro do CAT o trabalhad@r deve ter em mão o exame e o laudo médico que comprovam o contágio pela Covid-19, o relatório da ambiência de trabalho (que comprove o tipo de unidade de saúde, especificando se havia atendimento para Covid-19 e outras informações).

Com os laudos, relatório e CAT preenchido:

Trabalhador@s da Saúde da Iniciativa Privada:

Os trabalhador@s da iniciativa privada que são contribuintes do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devem comunicar o INSS. A comunicação também pode ser feita pela internet no site do INSS.

Os trabalhador@s da saúde privados têm direito ao auxílio-doença, a um ano de estabilidade no emprego, em caso de afastamento por mais de 15 dias e do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) durante o período de inatividade laboral.

Trabalhador@s da Saúde do Serviço Público:

Os trabalhador@s, servidores públicos também precisam ter em mãos o exame e o laudo médico que comprovam o contágio pela Covid-19, o relatório da ambiência de trabalho (que comprove o tipo de unidade de saúde, especificando se havia atendimento para Covid-19 e outras informações) e o relatório protocolado na junta médica.

Com os laudos, relatórios protocolados na junta médica e CAT preenchido o trabalhad@r público deve comunicar o Recursos Humanos da Saúde.

Lembrando que estes procedimentos burocráticos são importantes para os casos em que os trabalhador@s possa ter complicações pela Covid-19 e precise se aposentar por invalidez, fruto de doença ocupacional do trabalho.

Os filiados (as) do Sindsaúde-GO que tenham dificuldades nos preenchimentos e precisem de orientação podem entrar em contato com o Departamento de Administração para mais informações.

Sindsaúde –GO

Sempre Juntos: A Saúde Luta e Resiste  

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud