Trabalhadores da saúde de Itapuranga se mobilizam contra redução da gratificação de insalubridade

 Trabalhadores da saúde de Itapuranga se mobilizam contra redução da gratificação de insalubridade

Sindsaúde juntamente com os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Itapuranga estarão reunidos às 20 horas na porta da Câmara Municipal numa tentativa de derrubar o decreto que reduz o adicional de insalubridade.

A mobilização está sendo organizada pela diretora do Sindsaúde, Maria Aparecida. Sensibilizados com a situação dos trabalhadores, alguns vereadores estão apoiando a causa e se comprometeram em defender a pauta durante a votação.

De acordo com Aparecida, a presença dos servidores em frente à Câmara é importante para uma possível vitória. “Vamos respeitar todas as medidas de distanciamento social, porém estamos nos movimentando no WhatApp para comparecermos durante a sessão. Talvez dessa forma podemos pressionar os vereadores para votarem a favor da categoria”.  

Normativa

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, o adicional de insalubridade deve ser de 10% do salário para locais insalubres de grau mínimo, 20% para grau médio e 40% para grau máximo. Contudo, utilizando como justificativa a lei nº 173/2020 de enfrentamento ao Coronavírus, o atual prefeito de Itapuranga, Geraldo Paulo Fernandes editou o decreto nº 118/2021 que reduz a gratificação dos servidores da saúde para 5, 10 e 20%.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud