Trabalhadores Saúde de Santo Antônio do Descoberto continuam sem receber a insalubridade

Apesar de o Brasil vivenciar o momento mais grave da pandemia do coronavírus, trabalhadores que atuam no serviço público de saúde do município de Santo Antônio do Descoberto continuam sem receber o adicional de insalubridade, isto é, uma gratificação pelo trabalho em locais geram risco à saúde.

Com o objetivo de negociar o retorno do benefício, o Sindsaúde tem tentado dialogar com a prefeitura, mas até o momento não houve avanços significativos. Nesta terça-feira (23), o Sindicato tentará se reunir com o prefeito Aleandro Caldato (DEM).

O Sindsaúde também já solicitou um parecer ao seu departamento jurídico sobre natureza ilegal do corte da gratificação. O documento será apresentado ao prefeito durante a reunião.

Infraestrutura precária

Ainda nesta terça-feira, o Conselho Municipal de Saúde acompanhado do Sindsaúde fará uma visita em algumas unidades de saúde. Servidores relataram ao Sindsaúde que unidades de atendimento do município estão em situação deplorável. Com o período chuvoso e a falta de manutenção, há incidência de goteiras e mofo em telhados e paredes. Na ocasião, o Sindicato também vai se reunir com os trabalhadores do hospital municipal.

Credenciamento

O Sindsaúde também busca esclarecimento sobre a intenção da gestão de realizar um novo credenciamento de profissionais para a área da saúde. O fato é que já houve um chamamento que poderia ser aproveitado. Entretanto, o ideal é a realização de concurso público como sempre defendeu o Sindicato.