VALORIZAÇÃO! Auxiliares, técnicos e enfermeiros se mobilizaram para realização da Semana da Enfermagem

imagem/freepik

Do dia 12 ao 20 de maio será realizada em todo país a Semana da Enfermagem. Nesse contexto de pandemia e exaustão, as atividades comemorativas serão, sem sua maioria, voltadas à reflexão sobre condições de trabalho, valorização e sobretudo, ao futuro da enfermagem em um período pós-pandêmico.

A categoria que já sofria com o déficit de profissionais, falta de condições de trabalho e jornadas exaustivas viu o problema se agravar com a chegada da pandemia do novo coronavírus em 2020.

Desafios

Se por um lado, os profissionais da enfermagem tem sido essenciais no enfrentamento à Covid-19. Por outro, eles também têm sido os mais afetados pelo vírus. Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revelam que a doença já vitimou cerca de 700 trabalhadores só da enfermagem.

Outro levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) mostrou que, entre março de 2020 a fevereiro de 2021, houve aumento de 25,9% nas mortes de profissionais de saúde motivado por outras consequências do enfrentamento à pandemia.

82ª Semana da Enfermagem

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) prepara sua 82ª Semana Brasileira da Enfermagem. O evento que reunirá profissionais de saúde e estudantes de enfermagem terá como tema “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”.

A partir dos seguintes eixos: Em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem: saúde, dignidade e valor; Em defesa da sustentabilidade do SUS, da saúde e da vida em sua diversidade, a programação será trabalhada virtualmente em âmbito nacional, nas Seções de Estados e do DF, com ações on-line em razão da prioridade nacional para a agenda do enfrentamento da Covid-19.

Fórum Nacional da Enfermagem – 30H

Com uma programação que reforça a luta da categoria, o Fórum Nacional da Enfermagem – 30h, do qual o Sindsaúde-GO também faz parte, se organiza para realizar atividades durante a Semana da Enfermagem. O objetivo é fazer de maio um mês de lutas unificadas das entidades em prol das pautas da categoria, entre elas, a criação do piso salarial e da padronização da jornada em 30 horas semanais em todo país.

Com atividades on-line e presenciais, o Fórum pretende lançar uma Marcha Virtual como mobilizações nas redes sociais e realizar audiências públicas e atos no Congresso Nacional.

30h e piso salarial

As comemorações também devem focar em projetos de interesse da categoria e que, em sua maioria, estão engavetados no Congresso Nacional.

PL 2564/20 de autoria do senador senador Fabiano Contarato (Rede)

Um desses projetos é o PL 2564/20 que tramita no Senado Federal desde o ano passado e talvez o mais promissor até o momento visto que segue avançando. A proposta fixa a jornada da categoria em 30h semanais e cria o piso nacional para profissionais do setor público e privado, inclusive entidades filantrópicas e organizações sociais de saúde.

Nesse sentido, o PL estabelece R$ 7.315,00 mensais para o enfermeiro; R$ 5.120,50 para o técnico de enfermagem; e R$ 3.657,50 para o auxiliar. Todos os valores referem-se a jornada de 30h semanais.