Valorização da carreira é tema de reunião com trabalhadores de Itumbiara

Em reunião virtual com a categoria realizada na terça-feira (9), o Sindsaúde tratou das principais reivindicações dos trabalhadores da saúde do município Itumbiara, Região Sul do Estado. O Sindicato vai intensificar as negociações para assegurar a implantação do plano de carreira dos servidores.

O Sindsaúde aguarda um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para avaliar a situação econômica e fiscal do município e revisar a tabela de vencimento contida na proposta de plano.

Reivindicações
Uma comissão também foi formada para elencar as prioridades das reivindicações e definir a melhor maneira de conduzi-las. Além do plano de carreira, os trabalhadores também cobram o fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a reavaliação da exigência para que Agentes Comunitários de Saúde registrem o ponto quatro vezes ao dia na unidade de saúde. A medida faz com que esses trabalhadores – responsáveis por visitas domiciliares – percorram grandes distância apenas para registrar o ponto.

Outra questão tratada foi a substituição do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).  O Sindicato pretende realizar um seminário para esclarecer sobre a substituição do Pmaq pelo Programa Previne Brasil por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.

Acreditamos que todas essas pautas podem ser negociadas com base diálogo transparente com a gestão. A implantação do plano de carreira, por exemplo, é bom para os trabalhadores e para a Administração já que ele também é um instrumento de gestão. Portanto, vamos intensificar as nossas negociações e a participação dos trabalhadores nesse processo é fundamental”, destacou o diretor do Sindsaúde, Erivânio Herculano.