Vanderlan (PSD) assina termo de compromisso com a saúde e com a defesa do SUS

*Publicada em 20.11.2020 às 18h32

O candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), esteve na sede do Sindsaúde-GO, nesta sexta-feira (20) para assinar o termo de compromisso referente às pautas dos servidores da saúde e à defesa do SUS. O documento reúne medidas que o Sindicato considera imprescindíveis para a melhoria da saúde pública municipal. “O Sindsaúde é um sindicato que tem compromisso com a pauta dos trabalhadores e com a melhoria da saúde pública para a população, por isso enviamos esse documento a todos os candidatos em busca desse comprometimento, pontuou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

Acompanhado da sua equipe e da vereadora reeleita Sabrina Garcez (PSD), Vanderlan assumiu o compromisso e disse concordar com todas as reivindicações apontadas pelos trabalhadores. Em sua fala, o candidato afirmou ainda ser totalmente contrário à terceirização e fez questão de ressaltar a importância de se investir na Atenção Primária, na valorização dos servidores, entre eles, agentes de saúde e de endemias e na capacitação de profissionais.

Vanderlan salientou também que sempre estará “aberto ao diálogo” e que entende de saúde pública. “Caso eu seja eleito, vocês vão ter um gestor que entende de saúde. Eu discuto saúde, eu sei onde buscar as verbas, eu sei como fazer”, enfatizou.

Na ocasião, o candidato também recebeu das mãos da coordenadora do Fórum Goiâno de Saúde Mental, Heloísa Massanaro, um documento com propostas para gestão de políticas de saúde mental em Goiânia. Entre elas está a necessidade de garantir o cuidado em liberdade às pessoas com transtornos mentais e/ou em uso abusivo de álcool e outras drogas, redirecionar e verbas e realizar medidas de higiene, adequação e conservação dos imóveis da Rede de Atenção Psicossocial-RAPS.

Termo de Compromisso

O Termo de Compromisso (TC) elaborado pelo Sindsaúde-GO com base nas principais reivindicações dos servidores elenca 15 pontos fundamentais para a gestão da saúde. O Sindicato enviou o documento a todos os candidatos à prefeitura de Goiânia e também a outros municípios com base em suas respectivas realidades.

Entre as reivindicações está a garantia da realização de eleições para diretores das unidade de saúde, o compromisso de não terceirizar ou privatizar os serviços de saúde por qualquer meio, aplicar, no mínimo, 15% da arrecadação de impostos, cumprimento e inclusão de categorias no plano de carreira e o cumprimento de direitos como pagamento dos pisos salariais, da data-base e das gratificações.