Vídeo flagra larvas no interior do prédio da Vigilância Sanitária de Goiânia

Um vídeo gravado nesta semana no prédio da Vigilância Sanitária de Goiânia que fica na Av. Universitária, no Setor Leste Universitário flagrou larvas no piso da unidade. Para o Sindsaúde, o fato reflete o abandono por parte da prefeitura.

As imagens mostram larvas que caíram do teto e foram parar no piso da unidade em meio aos servidores. O conselheiro municipal de Saúde, Edivaldo Bernardes, explica que o surgimento das larvas é resultado da aglomeração de pombos que usam a cobertura do prédio como abrigo. Segundo ele, a prefeitura não tem um programa de controle de aves nesse locais e por isso elas acabam infestando os estabelecimentos.

Contratos

Além da falta de higienização do teto, a situação tem se agravado porque, segundo os servidores que sofrem com a falta de condições de trabalho, a prefeitura não renovou o contrato com a empresa responsável pela limpeza da unidade. Os serviços já estão suspensos há um mês e a situação afeta outros prédios da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).

A Vigilância Sanitária é justamente o órgão da prefeitura responsável por fiscalizar outros estabelecimentos a fim de prevenir riscos à saúde dos servidores e da população em geral e intervir em problemas de ordem sanitária.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, explica que as unidades da SMS de Goiânia vêm enfrentando uma situação bastante caótica. “Infelizmente, a Saúde toda está sofrendo com o abandono dessa gestão. Temos cobrado a melhoria das condições de trabalho e do atendimento. Estamos insistindo no diálogo com a Secretária porque os servidores e a população estão pagando um preço muito alto”.

Infraestrutura

A unidade da Vigilância Sanitária também enfrenta problemas relacionados à falta de infraestrutura como a falta de sanitários e instalação elétrica exposta, por exemplo. Na próxima segunda-feira (3), o Sindsaúde estará no prédio da Vigilância para discutir a situação com os trabalhadores.

O Conselho de Saúde já solicitou ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) uma vistoria nas unidades da SMS. O Ministério Público também será acionado para tomar as devidas providências.

Veja o vídeo:

Foto: daqui.opopular.com.br