Vigilância em Saúde do Trabalhador reforça necessidade do devido registro de casos de covid-19 entre trabalhadores

 Vigilância em Saúde do Trabalhador reforça necessidade do devido registro de casos de covid-19 entre trabalhadores

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás reforçou o pedido para a devida notificação dos casos de Covid-19 entre trabalhadores.

Leia também: O que é CAT e por que ela é importante para o trabalhador da saúde?

O órgão reencaminhou a Nota Técnica Nº 1 para conhecimento e ampla divulgação, que dispõe sobre recomendações para investigação e notificação da COVID-19, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na ficha de acidente de trabalho, por ser considerada doença ocupacional.

A medida atende a uma solicitação do Sindsaúde-GO. A vice-presidente do Sindicato, Luzinéia Vieira, que integra o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás, apresentou denúncias de trabalhadores que não estavam conseguindo fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) por Covid-19.

Em março desse ano, a Justiça do Trabalho determinou que o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) – organização social que administra o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) – expedisse a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os trabalhadores acometidos pela Covid-19 e informasse todas elas à Justiça.

A determinação foi uma resposta às denúncias – parte delas feitas ao Sindsaúde-GO e encaminhadas ao MPT – de que a organização social e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se recusaram a emitir a CAT para os casos de Covid-19.

Veja aqui a nota técnica

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud