Vistoria na UPA Novo Mundo constata falta de profissionais, álcool e até medicamentos

 Vistoria na UPA Novo Mundo constata falta de profissionais, álcool e até medicamentos

Dando continuidade ao trabalho de inspeção das condições de trabalho e assistência, o Sindsaúde-GO em parceria com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Goiânia vistoriou nesta sexta-feira (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Novo Mundo. Entre as irregularidades, estava o déficit de profissionais para atender a demanda, falta de papel toalha, de medicamentos e até de álcool que é um insumo básico para o atendimento.

Trabalhadores e usuários da rede pública de saúde foram ouvidos. Entre as principais queixas estava a sobrecarga de trabalho para um pequeno número de servidores uma vez que alguns profissionais pediram afastamento por conta da Covid-19 e a superlotação já que dezenas de pacientes aguardavam atendimento.

A visita registrou ainda mofo nas paredes, janelas quebradas, salas abafadas, tomadas com problemas e aparelho de Raio-X sem previsão de voltar a funcionar.  “Aqui temos apenas uma enfermeira na classificação de risco para atender toda unidade. Faltam até reagentes para realizar exames em pacientes com suspeita de enfarte. Se chegar alguém infartado, ele não terá o atendimento correto”, alertou a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga.

Já o presidente da Comissão de Saúde, Mauro Rubem, classificou a situação como dramática. “É uma situação crítica e muito ruim. São os mesmos problemas que encontramos em outras unidades. A parte de Laboratório é dramática. Faltam trabalhadores até para digitar. Nós vamos levar tudo isso ao secretário e ao prefeito. Vamos cobrar dos responsáveis”, garantiu.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud