Vitória dos ACE/ACS – Câmara derruba veto presidencial 44

Uma grande conquista para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE), que estão acampados em Brasília há cerca de 40 dias pressionado os parlamentares a votarem a favor da categoria.

Nesta sexta-feira (17), deputados federais derrubaram o veto 44/21 (item 08), que retirava da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem a previsão de reajuste do piso salarial nacional dos agentes.

“Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são heróis e heroínas, pincipalmente nestes tempos de pandemia, junto com as outras categorias da saúde. Agora precisamos reconhecer seus esforços e trabalho”, afirma Silvia Regina, Diretora do Sindsaúde, que está acompanhando a comitiva do Sindicato a Brasília juntamente com os diretores Erivânio Herculano e Antônio Severino.

Para que fique liberado a tramitação da proposta de reajuste do piso salarial da categoria é necessário que o veto também seja derrubado no Senado. A proposta de reajuste se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados.

Piso da enfermagem

Durante a mobilização em Brasília, o presidente da Fenasce, Luis Claudio, também manifestou apoio aos profissionais da enfermagem que também lutam pelo mesmo objetivo. A categoria reivindica a criação do piso salarial e a jornada de 30h. O PL 2564/20 de qual trata o assunto já foi aprovado no Senado. Agora, aguarda aprovação da Câmara.