VITÓRIA: Prefeitura de Goiânia suspende terceirização da administração das vacinas contra a Covid-19

Após o vereador por Goiânia e diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem (PT) enviar ao secretário Municipal de Saúde, Durval Ferreira um requerimento solicitando explicações sobre a decisão de terceirizar a vacinação da Covid-19 e a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a prefeitura de Goiânia suspendeu a licitação para contratação de uma empresa para fazer a administração das doses.

O edital do pregão eletrônico constava diversas irregularidades legais, além de exigências que restringia grande concorrência por conta de condições documentais. A justificativa para a terceirização da vacinação tinha a justificativa de sobrecarga dos trabalhadores da saúde e falta de insumos.

Contudo, Rubem afirma que “a Prefeitura possui uma equipe eficiente e com experiência para realizar esse trabalho. Não faz sentido mudar isso. Se necessário, o poder público pode pagar hora extra e remanejar funcionários”.

O Sindsaúde é contra toda forma de terceirização do Sistema Único de Saúde (SUS), e defende a valorização dos profissionais que compõem esse serviço. Portanto, reconhece que os servidores possuem competência suficiente para continuar vacinando a população.

O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi entende que “seria um retrocesso histórico manter o pregão, pois Goiânia sempre foi referência em garantir os programas de vacinação, não é diferente com a Covid-19”. Reitera ainda que a contratação de uma empresa para a administração das vacinas não foi discutida no Conselho Municipal de Saúde, órgão responsável pelas deliberações de políticas de saúde.