VITÓRIA! Prefeitura recua do fechamento do Caps Casa e Ipê

*Publicada em 25.11.2020 às 16h38

A reunião com o Iris Rezende, no final da manhã desta quarta-feira (25), pôs fim à apreensão vivida por servidores e usuários do Caps Casa e Ipê. Nesta manhã, o prefeito garantiu ao diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem, que vai suspender a unificação do Caps CASA e do Caps IPÊ no setor Negrão de Lima.

Ainda nesta quarta-feira, antes de se reunir com o prefeito, o Sindsaúde-GO na pessoa do seu presidente, Ricardo Manzi; do diretor Mauro Rubem; e da diretora Irani Tranqueira; também se reuniu com o secretário de Governo, Paulo Ortegal, para tentar barrar o fechamento das duas unidades. Uma comissão de trabalhadores dos Caps também participou. Na ocasião, Ortegal se solidarizou com a causa e se dispôs a buscar outra alternativa.

Felizmente conseguimos, com a ajuda indispensável dos trabalhadores, barrar essa iniciativa da Secretaria de Saúde. Mostramos que a medida traria enorme prejuízo para a população e evidenciamos a necessidade de realizar investimentos para melhorar as infraestrutura das unidades”, afirmou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

Já Mauro Rubem lembrou que “a mobilização dos usuários, dos trabalhadores, do Sindicato e do vereador Divino Rodrigues foi fundamental para evitar que a secretária de Saúde, Fátima Mrué, cometesse mais um erro“. Rubem pontuou que o prefeito foi sensível à questão e ressaltou ainda que essa mobilização deve continuar uma vez que é preciso acompanhar a transição de governo com intuito de buscar melhorias para toda rede de atenção psicossocial.

Protesto

Na terça-feira (24), servidores e usuários dos Serviços de Saúde Mental se mobilizaram, em solidariedade aos Caps CASA e IPÊ em frente ao Paço Municipal. Com tambores, cartazes, carro de som e faixa, eles protestaram contra o fechamento das duas unidades. A atividade durou toda a manhã.

Entenda

Servidores relataram ao Sindsaúde que a Secretaria Municipal de Saúde pretendia transferir os serviços prestados no Caps para o setor Negrão Lima deixando desassistido os pacientes daquela unidade. A intenção da prefeitura seria unificar o Caps Casa e o Caps Ipê em novo endereço, mas sem apresentar um objetivo claro.

Embora não tenha havido um comunicado formal, os trabalhadores alertaram que os preparativos para a transferência já estariam bem adiantados. A unidade que atualmente atende cerca de 950 pessoas por mês vindas do próprio Setor Sul e de outras regiões da cidade, é especializada no atendimento de usuários de álcool e droga.

Atendimento comprometido
Os servidores temem que muitos usuários deixem de buscar atendimento com a mudança já que o novo local ficará fora da área de abrangência do Caps Casa e é de difícil acesso para boa parte dos usuários. Aqueles que usam o transporte coletivo terão de percorrer um trajeto mais longo o que levará mais tempo, principalmente para pacientes que utilizam o horário de almoço para buscar atendimento.