10ª Conferência: Sindsaúde debate a promoção de políticas públicas de saúde em Goiânia

*Publicada em 14.03.2019 às 17h56

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia está sendo realizada no Centro de Aulas D da Universidade Federal de Goiás (UFG) e segue até sábado (16).  O evento tem como tema “Democracia e Saúde: promoção da saúde como direito fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS”e reúne usuários, servidor@s e gestores para debater e propor políticas públicas de promoção à saúde.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, e outros diretores do Sindicato participam das atividades. “É fundamental que debatamos a melhoria do Sistema Único de Saúde nas esferas municipal, estadual e federal tornando-o ainda mais democrático. O Sindsaúde sempre defendeu o SUS e não poderia deixar de contribuir em um momento tão importante como esse”, ressalta Flaviana.

Na etapa municipal, o objetivo é identificar as prioridades locais de saúde e formular propostas que atendam às necessidades e tragam mais qualidade de vida e bem-estar para a população. A etapa estadual está prevista para ser realizada entre o dia 16 de abril e 15 de junho. Delas, deverão sair um relatório para somar ao debate da etapa nacional que vai ocorrer no dia 4 de agosto de 2019.

Impacto social

As decisões tomadas a partir dessa discussão impactarão diretamente a vida de milhões de brasileiros e por isso necessita do engajamento da sociedade. “Certamente, um dos grandes desafios é enfrentar e driblar as políticas de desmonte do Sistema Único de Saúde como a Emenda Constitucional 95 que congela investimento na saúde”, salienta Flaviana.

No intuito de ampliar o debate sobre a necessidade de alcançar um novo patamar na promoção de saúde pública, o Sindsaúde tem participado, simultaneamente, de diversas conferências municipais, entre elas, a de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Goiatuba e Bom Jesus.

Homenagem

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia ganhou o nome de “Irmã Katherine Marie Popowich”. A homenagem é fruto do reconhecimento do trabalho dedicado à saúde da missionária falecida em 2012.