Ação do Sindsaúde garante testagem a servidores da saúde de Anápolis

*Publicada em 12.08.2020 às 15h42

A Prefeitura de Anápolis informou que realizou a testagem de 2.487 trabalhadores municipais da rede pública de saúde. A investigação detectou 103 servidores que foram afastados de suas funções. O pedido foi feito pelo Sindsaúde-GO à Justiça do Trabalho que determinou a realização dos testes.

Conforme reivindicação do Sindicato, a Juíza do Trabalho Substituta, Ana Terra Fagundes Oliveira Cruz, da 3ª Vara do Trabalho de Anápolis determinou que a testagem fosse feita independentemente “da apresentação de sintomas clínicos de contaminação pela Covid-19, independentemente de histórico de contato com um paciente/ caso confirmado”.

O pedido do Sindsaúde foi feito com base na decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que, em maio, determinou que “a União coordene ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampla testagem dos profissionais, inclusive os assintomáticos”.

Para o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, “esse procedimento é uma maneira efetiva de proteger os profissionais de saúde e de evitar que mais pessoas se contaminem. Saber quem está contaminado e afastá-lo imediatamente são medidas que salvam vidas”.

Já a diretora de Assuntos de Gênero, Raça e Etnia do Sindicato, Silvia Regina, lembrou que as ações do Sindsaúde tem sido constantes para assegurar melhores condições de trabalho. “Estamos construindo uma agenda de visitas a fim de garantir melhores condições de trabalho e mapear as demandas da categoria“.

Confira aqui o comunicado da Prefeitura