Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias poderão acumular cargos

 Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias poderão acumular cargos

Agentes Comunitários de Saúde
Estão Autorizados a Acumulares Cargos Públicos

O Projeto de Lei 1802/19, aprovado ontem, quarta-feira, 10 de julho, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados em Brasília, altera a Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

O objetivo desta alteração é permitir que o agente de saúde acumule dois cargos, observando a compatibilidade de horários e teto remuneratório constitucional. Atualmente, é vedado na Constituição o acúmulo de de cargos públicos remunerados, liberado somente aos professores e profissionais de saúde.

“O projeto visa dirimir questionamentos que remanescem em estados e municípios acerca da natureza da atuação profissional desempenhada pelos agentes, notadamente vinculada à saúde”, justifica o deputado federal Afonso Florence (PT-BA), autor do Projeto de Lei 1802/19.

Tramitação

O PL 1802/19 tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, o Deputado Federal, Jorge Solla (PT-BA). Segundo Solla, “… as atividades dos agentes são tipicamente de saúde. Eles são a ponta do sistema, aqueles que mantêm contato mais próximo com as comunidades”.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud