Agentes de saúde enviam à promotoria relatório sobre falta de condições de trabalho em Goiânia

 Agentes de saúde enviam à promotoria relatório sobre falta de condições de trabalho em Goiânia

*Publicada em 30.09.2020 às 18h20

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão tende dificuldades para atender a população goianiense. Diante da ausência de condições necessárias as quais deveriam ser ofertadas pelo Município, os trabalhadores produziram um relatório amplo e aprofundado elencando os principais obstáculos. O documento foi entregue, esta semana, à promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Marlene Nunes.

Um dos problemas apontados no documento é a denúncia de que a prefeitura exigido um número alto de visitas domiciliares sem considerar os dispositivos de regulamentação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Déficit de profissionais e sobrecarga 
O déficit no quadro de agentes e a exigência para que eles absorvam a demanda gerada por áreas descobertas ou por afastamento de colegas também tem provocado queixas da categoria. O documento cita ainda ameaças de dissolução de equipes caso a equipe não realize 4.000 cadastros.

Outra queixa constante da categoria e consta no relatório é a troca frequente da plataforma de lançamento de fichas cadastrais e visitas domiciliares. Com isso, o agente acaba perdendo todo os seus lançamentos e é obrigado a recomeçar do zero. Além disso, boa parte das unidades de saúde não dispõe de equipamentos e computadores suficientes para realizar o lançamento.

Inquérito

A expectativa é que todos as informações contidas no documento sirvam de base para a abertura de um inquérito. O Sindsaúde tem dialogado constantemente com Ministério Público no sentido de buscar garantir condições adequadas de trabalho e a valorização da categoria.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud