ANÁPOLIS: Sindsaúde entrega à gestão proposta de pagamento da data-base

 ANÁPOLIS: Sindsaúde entrega à gestão proposta de pagamento da data-base

*Publicada em 27.01.2020 às 19h10

Em defesa do direito à reposição salarial para o funcionalismo, o Sindsaúde e outras entidades sindicais entregaram à gestão do prefeito Roberto Naves, nesta segunda-feira (27), uma proposta para o pagamento da data-base.

O documento foi entregue ao presidente da Comissão de Negociação Permanente, Robson Torres, durante reunião que ocorreu na sede do Procon-Anápolis nesta manhã. Nova rodada de conversa com a gestão está agendada para o dia 31. Além da data-base, o Sindsaúde reivindica o repasse do PMAQ, condições de trabalho, titulação, progressão, entre outros.

Já no período da tarde, o Sindicato realizou assembleia com os trabalhadores municipais da saúde no pátio da prefeitura. Na ocasião, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, detalhou o andamento da negociação e as respostas da gestão para cada uma das reivindicações.

Data-base, progressão e titulação

O representante da gestão se comprometeu em levar ao conhecimento do prefeito, a proposta apresentada pelas entidades. Os sindicatos solicitam a equiparação da reposição salarial das demais categorias ao piso da Educação para 2020 e o recebimento dos valores residuais dos anos de 2018 e 2019. O valor total da reposição pretendida é de 17,41%. A expectativa é que até a próxima reunião (31/01) a gestão já tenha um posicionamento sobre o pagamento da data-base, da progressão e da titulação da saúde.

PMAQ

O repasse da verba do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) também foi discutido nesta manhã. À presidenta do Sindsaúde, o diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pedro Henrique Cardoso Jorge, garantiu que o pagamento será feito no mês fevereiro.

Concurso

Outra reivindicação do Sindsaúde é a convocação dos aprovados dentro do número de vagas no concurso realizado em 2015. Pedro disse que a questão já foi tratada com o prefeito e que a SMS vai divulgar em breve o quantitativo a ser convocado.

Força tarefa dos ACS

Diante do questionamento do Sindsaúde sobre a decisão da SMS de escalar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para desempenhar, por uma semana a cada mês, a função dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), o diretor alegou que, no momento, a ação é necessária devida às áreas críticas e por isso não será possível rever a decisão. No entanto, ele adiantou que, provavelmente, nem todos ACS serão escalados já que, inicialmente, a demanda é por região.

Cadastramento

Também diante da decisão do Ministério da Saúde que determinou que todos os municípios façam o recadastramento dos usuários do SUS até 5 de abril de 2020, o Sindsaúde solicitou que fosse garantido a esses trabalhadores o recebimento de hora extra. Diante da falta de profissionais, a preocupação do Sindicato é que os trabalhadores fiquem sobrecarregados para realizar o cadastro de 120 mil famílias até o início de abril. O diretor alegou então que, a princípio, não é possível conceder hora-extra, mas se houver necessidade de trabalho extra, a SMS compensará com folga as horas trabalhadas a mais.

Flaviana ressalta que, antes de tomar medidas mais radicais, o Sindsaúde continuará buscando o diálogo e trabalhando para sensibilizar a gestão sobre a importância de atender as reivindicações dos servidores. “Uma boa gestão se faz com um diálogo transparente, condições de trabalho e com a valorização do funcionalismo público. Com isso todos saem ganhando!

Na assembleia desta segunda-feira, também participaram a secretária de Assuntos de Gêneros e Etnias, Lívia Tavares de Sá; a 2ª secretária Geral, Eliane Cândida Castilho; e o secretário de Formação, Política e Sindical, Erivânio Herculano da Silva.

Fotos da assembleia geral

     

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud