Ao Sindsaúde e a vereadores, Iris promete para janeiro a concessão do plano de carreira para ACS e ACE

 Ao Sindsaúde e a vereadores, Iris promete para janeiro a concessão do plano de carreira para ACS e ACE

*Publicada em 31.10.2019 às 18h45

Durante reunião na tarde desta quinta-feira (31) entre diretor@s do Sindsaúde, vereadores e o prefeito Iris Rezende, ficou acordado que o Executivo enviará até janeiro o projeto de lei que contempla os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) com o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV).

Os servidores têm me ajudado bastante e eu quero corrigir todas as injustiças”, afirmou o prefeito se comprometendo em atender a reivindicação do Sindsaúde e valorizar os trabalhador@s. A expectativa do Sindicato é que outras categorias da saúde que ainda não estão no plano da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sejam incluídas.

O Sindsaúde também cobrou a correção do piso nacional dos ACS e ACE. Desde o início deste ano, o Município vem recebendo do Governo Federal, os valores reajustados (R$ 1.250) do piso, mas ainda não efetuou o repasse à categoria. No entanto, ficou acordado com o prefeito que o projeto de lei concedendo o reajuste será enviado para aprovação do Legislativo em novembro.

Registro de ponto  

Além de ressaltar a importância de a gestão assegurar esses direitos garantindo a valorização profissional, também levamos ao prefeito uma questão muito delicada e que tem trazido transtornos para os trabalhadores”, conta Flaviana. Ela relatou que a SMS tem exigido o registro de ponto dos ACS quatro vezes ao dia na unidade de saúde e que isso tem sido extremamente nocivo para os servidores e prejudicial a população.

Para a secretária de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso que também participou da reunião, a medida “tem deixado o dia de trabalho cerca de 1h30 menos produtivo, os trabalhadores ainda mais cansados e a população com menos atendimento, uma vez que os agentes são obrigados a retornar à unidade pelo menos meia hora mais cedo para conseguirem bater o ponto no horário certo”.

O Sindsaúde propôs ao prefeito que o ponto seja registrado somente na chegada e na saída assegurando as condições adequadas para o trabalho. Iris afirmou que “acha viável” e que vai discutir a questão com sua equipe.  

A reunião foi articulada pela vereadora Sabrina Garcêz (Sem partido) e pelo vereador Zander Fábio (Patriotas) e dela também participou o diretor do Sindsaúde, Anderson Cleiton.   

Veja os detalhes no vídeo com os diretores do Sindsaúde:

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud