Após denúncias do Sindsaúde, MPT pede à prefeitura de Goiânia afastamento de servidores que estão no grupo de risco

 Após denúncias do Sindsaúde, MPT pede à prefeitura de Goiânia afastamento de servidores que estão no grupo de risco

*Publicada em 15.04.2020 às 17h38

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Sindsaúde-GO tem tomado uma série de medidas resguardar a integridade dos servidores da rede pública de saúde. Uma delas foi denunciar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que servidores que fazem parte do grupo de risco estão sendo mantido em seus postos de trabalho.

Em resposta a ação do Sindicato, a Justiça do Trabalho deu um prazo de 15 dias para que a prefeitura apresente um cronograma para afastar os profissionais acima de 60 anos ou portadores de doenças crônicas, pulmonares, cardiovasculares e renais crônicas. O pedido foi feito pelo MPT à Justiça do Trabalho com base nas denúncias do Sindsaúde-GO e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de Goiânia.

Na liminar, a Justiça determinou que a prefeitura apresente, dentro de 15 dias, um cronograma de afastamento dos profissionais da saúde com 60 anos ou mais de suas atividades regulares em unidades de saúde e que realoque os profissionais de saúde que são portadores de doenças crônicas (pulmonares, cardiovasculares e renais crônicas) de forma que não fiquem na linha de frente ou no pronto atendimento às pessoas com suspeita ou aos casos confirmados de COVID-19.

Para a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, a decisão da Justiça do Trabalho, “reflete a legitimidade das cobranças do Sindsaúde e poderá salvar vidas”.  Flaviana justifica ainda que embora esses trabalhadores sejam importantes no atendimento, existe casos em que o afastamento ou realocação do profissional deve ser imediata. “Vamos continuar trabalhando para que todos servidores estejam seguros“, finalizou.

*Com informações do portal do MPT de Goiás

CONFIRA AQUI A DECISÃO:

[pdf-embedder url=”https://www.sindsaude.com.br/web/wp-content/uploads/2020/04/DECISÃO-LIMINAR-MPT-x-MUN.GOIÂNIA.pdf” title=”DECISÃO LIMINAR MPT x MUN.GOIÂNIA”]

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud