Assédio moral é tema de seminário promovido pelo Sindsaúde

 Assédio moral é tema de seminário promovido pelo Sindsaúde

*Publicada dia 29.03.2019 às 17h30

Ocorreu entre os dias 27 e 29 de março, na Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia, o “I Seminário Assédio Moral: suas consequências no local de trabalho”. A ação foi realizada pelo Sindsaúde em pareceria com os Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest), Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUDAHC) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

As palestras do evento foram ministradas pela advogada Carla Maria, e o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Sebastião Benício.  Segundo eles, o assédio moral no ambiente de trabalho acontece com frequência e a prática fortalece a discriminação, a degradação das relações pessoais e de trabalho e, ainda, provoca doenças. De acordo com a diretora do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, há relatos de casos de suicídios que são associados a assédio moral, por isso a relevância do tema.

Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo aponta que 36% da população brasileira economicamente ativa, passam por violência moral. Conforme o Conselho Nacional de Justiça entende-se por assédio moral toda conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física de um trabalhador. Na maioria das vezes, há constantes ameaças ao emprego e o ambiente de trabalho é degradado.

“A intenção do Sindsaúde ao promover esse evento foi abrir um canal de comunicação com a Secretária Municipal de Saúde e a FUNDAHC para discutirmos a necessidade de ter uma gestão mais democrática e participativa, além do dever de compreender as necessidades do trabalhador na assistência ao usuário”, explicou Luzinéia.

Devido à alta procura de servidores relatando casos de assédio moral para o Sindicato, a diretora adiantou que há previsões que esse seminário ocorra também em outras unidades do Estado de Goiás.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud