Avanço! Secretário de saúde confirma pagamento integral das gratificações em Aparecida de Goiânia

 Avanço! Secretário de saúde confirma pagamento integral das gratificações em Aparecida de Goiânia

*Publicada em 07.06.2019 às 12h04

O anúncio foi feito na tarde de ontem (7) durante uma reunião com o Sindsaúde e o Sieg, na ocasião o secretário de saúde do município, Alessandro Magalhães, concordou com o cumprimento integral das gratificações previstas no plano de carreira (Lei 085/2014). A proposta havia sido aprovada em assembleia. Após as negociações, ficou definido que a gratificação deve ser aplica ainda nesse mês. O texto segue para a Câmara Municipal onde deve ser aprovado até dia 15.

Propostas

Apesar do cumprimento do plano, o secretário não aceitou a proposta do Sindsaúde de também reajustar os valores da tabela e dar tratamento isonômico às categorias. O Sindicato reivindicou que os servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) pudessem receber a mesma gratificação da estratégia, e também propôs o nivelamento da gratificação do técnico de enfermagem da urgência com o SAMU, além de nivelar com o nível superior.

Segundo o secretário, a proposta do Sindsaúde era inviável porque teria impacto de R$ 3,4 milhões ultrapassando o montante de R$ 2,5 milhões anuais. A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, reforça que o objetivo agora é tentar melhorar a gratificação dos técnicos de enfermagem que é muito baixa. “O Sindsaúde defende sempre a isonomia e a valorização da equipe, entendemos que saúde não se faz apenas com um profissional, se faz com todos”, enfatiza Flaviana.

Outras pautas

Na reunião ainda foram abordados assuntos como a produtividade dos Agentes Comunitários de Saúde, criação do cargo de motorista de ambulância, melhoria do salário e o aproveitamento desses profissionais. O secretário afirmou que nos próximos 15 dias essas avaliações serão discutidas e afirmou que o diálogo continua aberto.

No encontro, também foi cobrada a criação da lei que regulamenta a carga horaria de 30 horas para os administrativos da urgência. O secretário afirmou que o projeto já existe e que será encaminhado à Câmara Municipal. Flaviana afirma que a luta continua para garantir a mesma carga horaria aos demais servidor@s do administrativo, da estratégia de saúde da família e para os motoristas de ambulância.

Apesar dos percalços, Flaviana acredita que o cumprimento das gratificações já é um avanço.  “Foi uma luta árdua na qual, há muito tempo, insistimos para que as gratificações fossem respeitadas. Agora, é preciso melhorar a lei do plano de carreira, reavaliar os salários, gratificações que não são isonômicas e adequar a titularidade. Vamos lutar pelo concurso, pelo fim das OSs e pelo fim do modelo de credenciamento”, conclui Flaviana.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud