CARREIRA: ACS e ACE pressionam e secretário promete reunião com Iris

*Publicada em 11.03.2020 às 17h33

Pela inclusão no plano de carreira da Saúde, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) realizaram um protesto no Paço Municipal. Após a pressão dos trabalhadores indignados com a demora do projeto, o secretário particular do prefeito, Wilson Rocha Baleeiro Júnior, prometeu uma reunião com Iris Rezende já na próxima semana.

A insatisfação com a falta de avanços das negociações levou dezenas de agentes para a porta do Paço Municipal na tarde desta quarta-feira (11). A entrada principal do prédio foi ocupada como forma de protesto e a equipe da Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Civil Metropolitana chegou a ser chamada, fato que as lideranças do Sindsaúde e do Sindacse viram como tentativa de intimidação aos trabalhadores.

Diante da manifestação legítima da categoria, o secretário Wilson Rocha, garantiu que o prefeito se reunirá com os agentes para que seja debatida a promessa feita por Iris Rezende de conceder o plano para as duas categorias. “Vou programar uma data para semana que vem e vocês formam uma comissão de 5 pessoas para falar com ele”, prometeu Wilson Rocha.

“O plano da Saúde foi criado em 1994 e reformulado em 2010. Porém, os ACS e ACE são as únicas categorias que estão fora dele. Por isso, estamos reivindicando que seja revista essa questão e que os mais de 2.000 ACS e ACE possam ser incluídos na lei do Plano de Carreira específico dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (Lei Municipal Nº 8.916/10). Lembramos que essa foi uma promessa do prefeito e que já está na hora dele cumprir”, frisou o diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem.

Nova manifestação

Os agentes decidiram manter a manifestação do dia 18, às 14h, também no Paço Municipal. “Vamos continuar mobilizados, inclusive com o apoio de alguns vereadores, para que essa injustiça seja corrigida. Se a reunião com o prefeito ocorrer antes, comunicaremos a categoria sobre os desdobramentos da negociação”, explicou o diretor do Sindsaúde e da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Leocides de Souza.