Cozinha do Hospital de Urgências de Aparecida tem problemas de higiene, aponta denúncia

Depois de terem as refeições reduzidas, servidor@s do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), relatam problemas de higiene no local de preparo das refeições. “É comum encontrar baratas andando pela cozinha”, relatou uma trabalhadora – na última sexta-feira (28) – que pediu para não ser identificada.

O Huapa foi terceirizado em 2013 e atualmente é administrado pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que por sua vez, quaternizou o serviço de controle de pragas para outra empresa.

Ainda de acordo com a denúncia, o contrato com a empresa responsável pela dedetização está vencido desde agosto deste ano e por isso, a desinfestação na unidade não estaria sendo realizada.

Pagamento

Outro problema recorrente são os atrasos de salário. Segundo informações colhidas pela Sindsaúde, a Verdall Alimentação e Serviços LTDA ME contratada pelo IGH em fevereiro de 2016 para fornecer a alimentação “tem atrasado o pagamento todos os meses desde janeiro deste ano”.

Em 2016, a Verdall foi contratada pelo IGH para prestar serviços no Huapa pelo valor de R$ 226.686,69 por mês. No ano, o montante chega a R$ 2.720 mi (dois milhões, setecentos e vinte mil). O contrato está no seu 4º aditivo.

Refeição

No início de setembro, os servidor@s do Huapa relataram ao Sindsaúde a redução da alimentação fornecida na unidade. Por falta de pagamento, a Verdall Alimentos cogitou inclusive, suspender integralmente as refeições para trabalhador@s e pacientes.

Após as denúncias, algumas providências foram tomadas para regularizar o fornecimento. “O café da manhã ainda não está totalmente normalizado”, relatou a servidora na sexta. Ainda segundo ela, na unidade já chegou a faltar ingredientes básicos para as refeições como arroz integral e carne vermelha.

Conforme denúncia, também já houve problemas com o condicionamento de alimentos.

Para o Sindsaúde, ocorrências como essas são preocupantes porque comprometem o desempenho dos servidor@s que não se alimentam adequadamente e influencia inclusive, a recuperação dos pacientes. O Sindsaúde já denunciou o caso ao Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Saúde.

Nesta terça-feira (2), o Sindicato apurou que a empresa voltou a fornecer o suco no almoço, duas opções de salada e a opção de ovo para quem não come carne. “Está tudo normalizado! Não está faltando nada”, garantiu a coordenadora da Verdall.

Sobre o atraso de repasses do IGH para a empresa, o Sindsaúde entrou em contato com a Verdall, mas não obteve resposta até fechamento dessa matéria.