Durante ato na Câmara Municipal, servidores de Goiânia alertam para possibilidade de greve

Para reivindicar o cumprimento dos direitos do funcionalismo de Goiânia, servidor@s municipais se mobilizaram hoje (20) na Câmara Municipal, em um ato unificado. Ficou decidido que na próxima quarta-feira (27), às 9h, na Câmara Municipal, os trabalhador@s se reunirão novamente para avaliar se houve avanços nas negociações com a prefeitura.

Os servidor@s aguardam o resultado de uma nova rodada de conversa com a prefeitura, prevista para ocorrer na manhã da próxima segunda-feira (25). Caso as negociações não avancem, os servidor@s alertaram que irão iniciar o mês de agosto em greve.

Para a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido sucateado e isso impacta tanto o trabalhador como o usuário. Além disso, ela reforçou a luta do Sindicato. “Nós não vamos abrir mão da valorização do trabalhador e, sequer, da inclusão dos servidor@s administrativos e dos agentes de Saúde e de Endemias no plano de carreira,” completou.

Reivindicações

No último dia 14, o Sindsaúde e demais entidades se reuniram com o secretário de Governo do prefeito Iris Rezende, Paulo Ortegal, para discutir as reivindicações dos servidor@es. Em relação às progressões verticais (titulação), o secretário informou que o pagamento será realizado a partir desse mês, embora tenha destacado que o servid@r terá que ingressar com processo administrativo

Quanto ao cumprimento da data-base, o secretário chegou a sugerir que a gestão pretende pagar a data-base de 2017 e de 2018 somente após aprovar a reforma da previdência na Câmara Municipal. A questão é que a prefeitura está elaborando um novo projeto da reforma para encaminhar ao Legislativo.

Confira a pauta completa de reivindicações:

* Pagamento da data-base 2017 (4,08%)

* Pagamento da data-base 2018 (2,76%);

* Cumprimento integral do plano de carreira (titulação e progressões);

* Piso dos professores;

* Inclusão dos agentes comunitários de saúde e de combate as endemias;

* Inclusão dos servidor@s administrativos no plano de carreira;

* Reajuste do vale-alimentação;

* Imas gerido por servidores efetivos;

* Exoneração da secretária municipal de saúde.